"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 24 de maio de 2011

"Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor"

Sim , a vida é repleta de dor e de medo. Caso você ainda não tenha percebido isso. Também possui desprazeres , decepções , tristezas , rancores , mágoas... Só que tudo isso pode ser administrado , basta querer que nada disso influencie seus propósitos e defender-se de tudo isso com bons olhos , boas atitudes , bons pensamentos.

Tem dias em que estamos mesmo precisando destilar todo nosso veneno , cortar a carne com navalha para deixar sangrar toda a tristeza e maldade que estão tentando nos empurrar , mas mesmo nesses dias mais terríveis , há ainda um sol que brilha , há ainda uma esperança , e em um momento qualquer , sem maior ou menor precisão , a dor passa , acaba passando.


Por quê sofremos ? Por quê nos preocupamos ? Por quê nos entristecemos ? Por quê as pessoas nos decepcionam ? Por quê criamos tantas expectativas ? Talvez não tenhamos nunca uma resposta certa e absoluta para todas as nossas dúvidas e caos interiores , mas o certo é que mesmo a mais profunda de todas as dores , mesmo a maior de todas as decepções , mesmo a mais dolorida mágoa é capaz de passar. Basta utilizarmos o bálsamo certo , na hora exata , na medida correta.


Esse desejo de não sofrer é inerente ao ser humano. Não gostamos de nos machucar , de nos deixarmos enveredar pela escuridão de uma decepção , mas isso sempre acaba acontecendo e , devemos então , unirmos nossas forças e lutarmos , contra o que nos aflige , contra aquilo ou quem quer nos derrubar. Mas lutemos de um modo positivo , sempre , porque só assim teremos extinguido todo o veneno e a agrura que nos tenha incomodado por certo momento e é só assim , que a paz reinará em nós novamente...

Um comentário:

Will Lukazi disse...

Oi van...

É verdade que não gostamos de sentir dor. Mas é também verdade que as nossas maiores lições, aquelas que mais nos fizeram amadurecer e crescer, são aquelas originadas de grandes dores pelas quais passamos.
Como é isso então de sentir dor????

Talvez seja como o discípulo que perguntou ao mestre ''Mestre, para que serve o horizonte se a cada passo que dou ele está um passo mais distante? Para que serve o horizonte se a cada 2, 3, 4 , 5 passos que dou ele está 2,3,4,5 passos mais longe''? E o Mestre disse: ''a resposta tu mesmo já destes. O horizonte serve exatamente para que você nunca pares de caminhar em frente em busca do mais belo''.

Talvez a dor tenha um função semelhante, não é mesmo. Em geral toda e qualquer dor espiritual ou física pode ser encarada como uma voz também amiga: é sinal de que algo que está indo bem e ainda há tempo para mudarmos o que for necessário. Sim, as vezes e não raro a dor é nossa amiga.

Belo Post, van.....