"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sobre egos inflados

Sabe uma coisa que me irrita profundamente ? As pessoas de ego inflado. São geralmente  pessoas que não dão o braço a torcer , não se permitem errar , querem ser donas da razão e mais , têm o ego tão enorme que jamais se deixam discordar , querem demonstrar saber de tudo a todo tempo e não se permitem aprender ou reconhecer que ainda não sabem , que ainda têm algo a aprender.


Eu mesma me pego , muitas vezes , numa situação em que devo admitir : não é possível , não é concebível sabermos tudo , absolutamente tudo nesse mundo , por isso sempre conservei a minha máxima em dizer que sou uma eterna aprendiz e sou mesmo. Cada dia aprendo um pouco mais , cada dia descubro algo novo , cada dia vejo coisas novas e fico muito feliz com isso e não me acho menor ou inferior a alguém , mas também não me acho melhor ou superior a todos por ter aprendido novas coisas.


É qualidade do ser humano aprender , discutir , raciocionar , saber valorizar o que entende e o que aprende de bom e claro , compartilhar isso , dividir constantemente o que se sabe. Sentir-se desafiado ou testado diante do que não sabe ou não conhece é pura ingenuidade. É preciso assumir de vez em quando , a si mesmo : eu não sei sobre isso , vou buscar saber , vou buscar entender logo mais conversamos novamente.


A prepotência não é sinal de sabedoria , tampouco de grandeza ou de magnitude. A sabedoria advém do desconhecimento , pois é ele que nos impulsiona a buscar o saber e aí sim , este passa , posteriormente a nos integrar. A arrogância também não leva a lugar algum e a necessidade de autoafirmação , muitas vezes passa por estes pontos.


Sou grata pelo que aprendo todos os dias e sei que ainda irei aprender muito mais ao longo de toda a minha vida , pois é perfeito aquele que sabe de tudo , mas ao meu conhecimento não foi criado nenhum ser humano perfeito , todos nós estamos aqui na qualidade de aprendizes da vida que somos , basta ter a humildade de aceitar isso e reconhecer que todos , sem exceção , podemos falhar , podemos errar e mais ainda , podemos nos sentir tranquilos em dizer um : eu ainda não sei sobre isso , mas vou aprender !

Nenhum comentário: