"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



domingo, 13 de fevereiro de 2011

Turbulências

Não quero ter de decidir nada, não agora. Quero deixar o barco correr um pouco, quero pensar em tudo isso bem mais para frente, quero deixar a vida seguindo como vem sendo até então e, pela primeira vez em muitos anos, diria até mesmo, desde que nasci , não quero tudo para ontem , quero me permitir pensar e escolher. Só isso já me é o bastante para esse momento turbulento pelo qual venho passando aqui, bem dentro de mim e que só eu poderei resolver e decidir.


A vida é engraçada , às vezes , porque quando somos jovens estamos sempre de olhos no futuro , sonhando com os rumos que iremos dar as coisas, com as realizações que conseguiremos alcançar , com os projetos que concretizaremos... Mas , depois que crescemos um pouco , já tomamos algumas porradas da vida , já caimos e nos decepcionamos com algumas pessoas erradas que passam pelo nosso caminho para nos ensinar, percebemos que tudo muda realmente e , ao olharmos para trás , nada chega a ser muito parecido com os sonhos da juventude. Pelo menos é o quadro que enxergo aqui atualmente, será que foi erro de cálculo ? Não sei...penso que não...

Acho que tudo aconteceu como deveria ter acontecido e , os caminhos foram tomando seus rumos e íamos aparando as arestas aqui e ali , sempre com muitas dúvidas mas confiando no futuro. E vemos , felizmente que tudo deu certo até aqui , mas não tão certo como gostaríamos e não tão perfeito como achávamos que fosse ser...Isso talvez seja aquilo que chamamos de "choque de realidade" , onde tomamos um susto ao nos deparar com as modificações que nossos maiores sonhos tomaram no decorrer da vida e de nossas ações e , também , nas pessoas que nos transformamos diante dos fatos que vivemos.


Ontem , conversando com minha amiga Cá , dos tempos da faculdade de Letras ainda , ela me dizia exatamente isso , que naquela época ela pensava que hoje , aos 34 anos , a vida dela seria tão diferente do que é e que ela teria feito tantas coisas distintas das que faz hoje mas tudo mudou sem que fosse percebido e construiu-se o viver que ela (digo nós...) tem hoje também e , sem arrependimentos e sem remorsos ela apenas aceita e tenta entender como chegou até aqui...


Eu também me pego pensando e , neste momento de escolhas , mais do que nunca ,  tudo mudou , tudo ficou diferente e como trago a essência daquilo que eu era há dez anos , mas muita coisa se transformou dentro de mim, hoje tenho outras certezas e muito mais dúvidas do que tinha antes , mas hoje uma coisa que procuro fazer é não sonhar tanto com a perfeição , mas viver intensamente cada momento , para nunca me arrepender de nada que não tenha feito ao chegar no futuro. Essa é minha única certeza de hoje... Vou seguir pensando mais um pouco antes de qualquer coisa !

9 comentários:

Hellen Caroline disse...

o importante é pensar com cautela em cada aspecto de dúvidas e escolhas para um próspero futuro :)
Mto lindo post!

CARLA STOPA disse...

Certinha, Van...Beijo.

Viih Marttins disse...

O texto é fabuloso. E eu me sinto desse jeitinho...

Agora....essa primeira foto..me fez suspirar e pensar: quero fzer uma igual!!!

Beijos Lindona!!

E que a incerteza seja nosso guia até a hora que a certeza resolva criar morada!

O Divã Dellas disse...

Sem dúvidas somos o fruto de nossas escolhas... Então, pra que a pressa?
Olha eu aqui, viu...
Nunca desapareço. Estava com meu filho dodói, mas as coisas estão voltando ao normal.
beijos,
Cinthya

Anônimo disse...

As escolhas que movem o cliclo de uma história, do nosso futuro e presente..

mas eu sou muito assim, quero tudo pra ontem, quero tudo fast-food e não é assim, temos que ter calma, conhecimento e sabedoria..

mas eu to aprendendo!
ótima postagem flor, beeijos.

O Divã Dellas disse...

Boa, Van!!

O barato da vida é q nesses momentos de incertezas e turbulências achamos em nós uma força que nem sabíamos da existência.

Beijos, gata!

Anônimo disse...

A incerteza nos guia, quando deixamos de lado nosso guia pessoal contendo todas as nossas certezas. Talvez a principal delas: A certeza sobre nós mesmos.

2edoissao5 disse...

essa é a verdadeira sabedoria.

Will Lukazi disse...

Van, qdo se cansar de pensar que tal se decidir ?

Deixar barcos correrem mais um pouco é o sonho de toda cachoeira. Se cuida.


bj