"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sábado, 31 de março de 2012

O tempo realmente existe ou é o senhor das nossas ilusões ?

Muitas vezes a vida nos submerge em tantos problemas e nós , egoístas por natureza , nos esquecemos de parar de olhar apenas para o próprio umbigo , nos esquecemos de que há um mundo lá fora , maior do que essa nossa pequenez e pobreza de espírito e é por ele , pelo mundo , que estamos aqui e não apenas pela nossa breve , efêmera e insignificante existência. Mas daí , anjos aparecem , nos colocam para pensar , temos crises horríveis , desmoronamos verdadeiros castelos de sucessivos erros , nos enxergamos , enfim , nada além menos de onde deveríamos estar e a luz e a sanidade , finalmente , são recobradas , assim como toda a consciência.
Depois de dias difíceis , nostálgicos , utópicos , tentando alcançar uma realidade que está completamente fora dos contos de fada mas que se faz presente na concretude chamada Vida o ápice se deu ao assistir uma velha película (velha pra mim , obviamente) que mudou significativamente o rumo da minha vida há mais ou menos uns vinte e dois anos é que muito da verdade desabou à minha frente e pude perceber tudo o que vinha fazendo de errado.
Aquele velho filme ,  Sociedade dos Poetas Mortos , foi um dos que alterou grande substância do meu DNA à época que o vi porque ele me trouxe verdades ali irrefutáveis que condiziam com o que há de mais intrínseco em meu ser. Assistir aquele filme no auge da minha adolescência foi como descortinar um véu de infinitas possibilidades e de esperanças que até aquele momento para mim não faziam nenhum sentido , me deixavam pensar e acreditar que eu era uma louca , uma sonhadora , sem futuro , sem realidade plausível e isso sempre me colocava aquém do mundo , longe das pessoas , aérea da vida que eu realmente possuía.
 
Ontem , assisti-lo depois de vinte e dois anos (Caraca, é muito tempo ! É uma vida !) me fez relembrar daquele tempo mas o mais importante nem foi isso. O mais importante foi perceber que mesmo depois de tanto tempo , trago no peito a mesma essência louca e sonhadora. A mesma essência incansável de querer fazer o meu melhor , a mesma essência de buscar por algo que me faça vibrar a alma e todo o meu ser e na atualidade , eu consigo ter isso , consigo entender , depois de tanto tempo , que consegui encontrar o caminho que há tanto buscava e isso me faz imensamente feliz !
E depois de todo esse momento nostalgia e lembranças da adolescência perdida (será mesmo ?) a lição que fica é que o tempo é algo tão surreal , tão imperceptível , porque observar o modo como ele passa por nossas vidas é resgatar a cada momento tudo aquilo que já vivemos , mas sem deixar de encará-lo a medida que vivemos , sem deixar de perdê-lo , pois ele é uma preciosidade , pelo menos para esta vida que estamos.
 
As lições de se aproveitar o dia e fazer o nosso melhor valem para qualquer tempo , quer estejamos jovens , quer sejamos maduros , mais experientes , porque a única certeza que teremos é a de que a vida passou (ela sempre irá passar) , mas poderá ter brilhando sempre em suas asas a realização de nossos sonhos mais profundos. Mais cedo ou mais tarde , a vida prova por A + B que eles sempre se realizam , mas só para aqueles que os seguem buscando. Quem desiste dos sonhos deixa de viver e assina sua sentença de morte. Carpe Diem

Um comentário:

C. disse...

Eu acho muito bonito quando alguém ,mesmo lá pelos seus 70 anos, resolve realizar um sonho. O tempo, para essa pessoa, foi apenas conseguinte de uma vontade que a pessoa guardou, mas resgatou no momento que era dela. O que é o tempo, afinal, nao é, minha amiga? Nós que criamos os obstáculos ou nao, e isso independe do tempo, entao por que ficar tao à mercê dele?

Um ótimo abril pra você, miga,

beijocas