"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quarta-feira, 28 de março de 2012

O amor não tem garantias

Isso me parece um tanto quanto óbvio , clichê , repetido aos quatro cantos , mas , verdades sejam ditas : amar não traz garantia de nada , nenhuma , nem de que você vai se machucar , nem de que vai ser muito ou pouco amado , nem de que será correspondido ou abandonado. O amor é uma grande incógnita , uma incógnita natural e perfeita que não deve , de forma alguma , tentar ser entendida , explicada ou racionalizada. O amor não é ciência exata ! Não temos nenhum tipo de controle sobre o amor e isso assusta os mais incrédulos.
Até quando as pessoas irão ficar associando sentimentos destrutivos ao redor do amor ? Sentimentos tais como : ciúme , mágoa , ressentimento , dor , apego , dor , solidão , ilusão , tristeza , posse , abandono , dentre outros cito aqui os mais comuns e que fazem parte do cotidiano das relações amorosas. Isso tudo faz parte do amor mas deve ficar bem claro , para qualquer ser pensante : NÃO É AMOR ! O amor é superior a todas essas coisas mesquinhas e pequenas que abraçamos e tomamos como desculpa posterior para deixar de amar ou para deixar o amor com culpa no cartório , para nos defender de sentirmos o que quer que seja.
Temos de olhar com maturidade e encarar o fato de que a superioridade do amor vai além , está sempre no lado ON , no lado positivo , no lado certo , não no avesso , no reverso , no estresse , no descontinuar , no podar dos caminhos. Amar não é sinônimo de sofrimento , pelo menos , não deveria ser , não desse modo! E ele assim se torna por conta da relação , das expectativas , das frustrações , do que esperamos que ele seja , mas não do que realmente ele é. E nem sempre , convenhamos , temos maturidade para encarar o amor , ele traz medo , aquilo que desconhecemos nos traz medo , invariavelmente...
Daí passamos a mergulhar nas nossas profundezas mais obscuras , nas nossas tristezas mais intensas , nos tornamos vítimas , nos tornamos mártires , sempre incompreendidos , sempre sofrendo , sempre achando injusto , sempre acreditando que somos a bola da vez , só conosco isso acontece , mas nada , por culpa real do amor. Porque o que nos trouxe dor e decepção foi a expectativa na reação da outra pessoa e na relação com ela também. Por isso a empatia é tão fundamental para o amor. O colocar-se no lugar do outro , o observar profundo que provoque o entendimento , a compreensão de que o coração do outro não vai funcionar da mesma forma que o seu , as respostas do outro não serão unânimes como as suas para os assuntos da vida , as experiências do outro são diferentes das suas , a bagagem que ele guarda é bem diferente da sua e mesmo assim , se você for forte , deve compreender tudo isso , superar , absorver e continuar a amá-lo , com quaisquer impurezas , com quaisquer imperfeições que hajam , sem desistir , sem renunciar , acreditando que a felicidade será o resumo de tudo.
O amor é sim , uma grande caixa de surpresas , porque os corações são diferentes , as pessoas são únicas e essenciais por seus motivos , por suas composições físicas e químicas , por sua matéria e substância e não há como prever ou trilhar um caminho seguro para o amor porque não há ! Não há manual , receita de bolo ou o que quer que seja que garanta que o amor vai dar certo dessa vez. Uma hora ele dá , com certeza , mas nunca se saberá quando... Permita-se , ame e viva sem medo de ser feliz ! Temos a eternidade para aprender a amar como se deve.

Um comentário:

C. disse...

Amiga, concordo com tudo que explanou tao bem, até porque o coracao tem uma tendência grande de iludir...

Como sempre, inspiradíssima, adoooorooo!!