"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Tudo Novo

Sim, alguns dias já se passaram do Ano Novo, mas como ainda estamos em janeiro tudo ainda pode ser considerado e assim é muito novo... É novo o dia que se refaz e a semana que recomeça é também nova... É novo aquilo que foi pensado ainda agora, ao medirmos o espaço da agenda para os novos projetos. É novo o sonho que adormecemos na noite passada e nos acordou ainda há pouco ali, tão belo, no frescor dos nossos lençóis. São novas todas as ideias concebidas daqui a diante. 

Porque o Ano Novo e tão somente ele tem todo esse poder de causar esse impacto de novidade. E todo ano é a mesma coisa. Prometemos uma infinidade de coisas, rezamos todos os mandamentos com fervor na expectativa de realizá-los todos, um a um e ao final lá pra dezembro, depois dos 365 dias de vida vividos e sorvidos até a última gota nos demos conta de que pouco realizamos ou fomos abandonando os passos, agora já não tão novos para trás... 


Mas ainda dá tempo, se pensarmos nas 24 horas que se seguem de cada dia. Dá tempo se considerarmos o calendário. Dá tempo se planejarmos ainda, até o carnaval, depois mais um pouco até a Páscoa e assim sucessivamente, de planos e arremessos, de sonhos e detalhes nus, vamos formulando ali todos os passos e compassos e todas as formatações que desejamos para o nosso Ano Bom. 

É preciso utilizar (e muito) toda a força e a vontade do verbo manter... Manter a cabeça erguida, manter firmeza diante dos contratempos, manter os espaços das tarefas a serem desempenhadas, manter a escolha sempre aliada à vontade. Manter tudo e manter sempre. Manter forte e manter dentro. Manter avante e manter para sempre até o Ano Novo tornar-se findo toda e qualquer vontade, desejo ou pretensão de torná-lo sempre novo. A cada dia.