"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dar sempre o melhor de si


Outro dia conversava com uma amiga minha a respeito disso, sobre o que dar de melhor as pessoas e o que esperar delas e, ontem, ao conversar com a Ju sobre uma situação que aconteceu com ela, voltei a refletir sobre esse fato. O que esperar das pessoas ? Podemos realmente esperar algo que será bom ou ruim ou devemos dar o nosso melhor e seguir adiante, sem nos preocuparmos com o que virá ou com o que iremos receber na troca ?



Sou adepta do pensamento de que sempre devemos dar o melhor que temos em nós e não esperarmos por nada em troca, porque, muitas vezes, o outro não está preparado para nos devolver algo em troca num relacionamento , e digo aqui de todo tipo de relacionamento , não apenas no sentido amoroso da questão. Algumas pessoas se perdem diante dos outros e não conseguem lhes acrescentar algo de bom , ou mesmo de ruim, não encontram sua expressão ou sua voz, não conseguem fazer parte da recíproca da convivência humana, se é que podemos chamar assim...



Mas não cabe a nós julgar , não cabe a nós crucificarmos ou não entender, cabe apenas aceitar que cada indivíduo é um, tem a sua história, os seus defeitos, os seus problemas pessoais, seus medos e seus individualismos essenciais que não quebram a barreira , não se deixam envolver (ou mesmo não querem isso), enfim, temos de respeitar esses limites e sabermos a hora de recuar e chegar ao fim da linha.



O que devemos guardar é que sempre fazemos o melhor naquilo que podemos em relação ao outro e devemos , ao menos tentar fazermos isso, fazermos o melhor porque a vida nos devolverá em dobro certamente tudo o que aquela pessoa não conseguiu lhe retribuir. Isso é certo e contundente, assim como o contrário também é extremamente verdadeiro : a vida também lhe devolverá amargor,indiferença, ingratidão, dor e solidão se você recebê-la dessa forma em suas atitudes para com os outros.



Devemos buscar sempre o melhor , podem me achar piegas ou a mais ingênua de todas as criaturas, não estou nem aí para o que achem, se é demagógico ou purista demais, mas é o que penso e vivo na forma daquilo que acredito e, até hoje, a vida só me retribuiu com alegrias, felicidades e amigos maravilhosos que estão sempre comigo durante a caminhada, dividindo tudo , de bom e de ruim sempre, fazendo sonhos transformarem-se em doces realidades.



E para aqueles que não me aceitaram em suas vidas , ou que não me entenderam ou sequer quiseram me compreender, eu viro a página e sigo, porque o dia sempre nascerá para um recomeço e, guardo sempre o que ficar de bom, pois o que for ruim eu deleto. Para sempre !


Nenhum comentário: