"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quarta-feira, 6 de julho de 2011

A diferença está nos pequenos gestos

Ando me perguntando e a cada dia isso aumenta mais , essa inquietação e esse desejo por saber por onde andam os velhos e antigos "bons modos" das pessoas ! Muitas vezes , em situações cotidianas mesmo , corriqueiras , me sinto de verdade não diria nem numa grande selva , porque muitos bichos convivem pacificamente melhor do que nós , pessoas , em certas circunstâncias enquanto não falamos de sobrevivência ou limitação de território. Mas o que quero dizer é que a cada dia me pergunto onde foram parar a educação , a gentileza , a benevolência , a paciência , a tolerância , a cordialidade... enfim... todos os pequenos gestos que , ao final de um dia , farão muita diferença nos relacionamentos sociais. A falta de educação e de civilidade virou lugar comum e ao ser gentil ou prestativo você passa a ser uma pessoa de outro patamar , é isso ? Quando houve essa involução ? Baixaram algum decreto e eu não fui informada ? Não me atualizei ?


Se nós pensássemos justamente ao contrário , na solicitude , na gentileza , na educação , na simplicidade dos pequenos gestos que deveriam estar arraigados ao nosso comportamento social , muitos dos problemas que nos causam situações de estresse seriam resolvidos. Mas o negócio do momento agora é "cada um por si e Deus contra todos" , como na música... e assim vamos tocando a intolerância cotidiana na selva de pedra. Por quê cada um sempre acha mais fácil pensar em si mesmo do que na coletividade ? Na sociedade como um todo ? Olhar sempre para o próprio umbigo é mais fácil e cômodo do que olhar ao redor de todas as pessoas incluindo a si mesmo ?



Essa semana , por dois momentos distintos , passei por situações essas tais de falta de educação , cordialidade , intolerância ou seja lá o que for... E eram situações tão banais , tão corriqueiras que envolviam o meu olhar observador e me causavam espanto , porque não me acostumo a tanta falta de sensibilidade e complacência pelas outras pessoas... Se cada um colaborasse com um mínimo de atitude a vida poderia ser bem mais fácil para todos , em todos os sentidos... Não consigo entender porque é que se complica tanto ao invés de se modificar... E ao invés de fazer a sua parte e seguir é mais fácil ignorar ou então ficar apontando a falha alheia. É na fila do banco , é no metrô lotado , é no supermercado , é no shopping , é na hora do almoço , se pararmos para observar vamos ver um mundo de situações estressantes causadas desnecessariamente , por picuinhas involuntárias criadas a troco de nada , por falta de civilidade apenas.


Eu penso muito nisso e só resolvi expor a indignação aqui porque tento colaborar , sem ser piegas tento fazer a minha parte , tento ser uma pessoa educada , complacente , tolerante e sempre coloco os outros em primeiro lugar , preservo a cordialidade acima de tudo porque acho que deve ser assim. Se puder fazer , faço , se puder ajudar , ajudo , se puder explicar , explico , se puder entender , entendo. Ouço mais do que falo , observo mais do que critico , mesmo porque a crítica sempre envolve o meu olhar de reprovação aquilo que carrego em mim mesma mas vejo através do espelho do outro... Por isso a cautela. Aquilo que acho errado no outro não está arraigado em mim e eu mesma não percebo isso ?


As pessoas poderiam buscar serem mais humanas , afinal é isso o que devemos ser . Mas o sentido dessa palavra está , cada vez mais esquecido ou se distorcendo , porque nós , os ditos humanos , estamos nos comportando selvagemente , ignorando pequenas atitudes que fazem a total diferença. Quer dizer que século XXI é sinônimo de egoísmo , de individualidade , de pobreza de espírito , de falta de amor e de incompreensão ? Prefiro pensar que não , prefiro acreditar que uma hora tudo isso vai mudar , mas que para isso acontecer precisamos agir diferente do que agimos hoje e revertermos esse processo... Conto com vocês e comigo para isso , juntos a gente consegue !

2 comentários:

O Divã Dellas disse...

Levanto essa bandeira constantemente!! Sinto tanta falta disso, Van!
Me entristeço, me estresso, me desanimo... A falta de cordialidade está generalizada...

Adoro seus escritos!

Beijos!!
Estava com saudades!

Verônica

C. disse...

Achei incrível a pose da moca colocando os pés no outro banco... esse tipo de pessoa, vai ver é o que mais reclama de "civilidade" mas é a que menos tem.

* que delícia sem confirmacao de palavras ;)