"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Subterfúgios

É bem verdade que as coisas andam meio conturbadas , o tempo parece escasso para tantos afazeres , as exigências são cada vez maiores , as responsabilidades se assomam , os dilemas crescem a cada dia e as pessoas são tomadas por vezes por um turbilhão emocional que lhes causa sufocamento , estresse , insônia , palpitação , taquicardia , ansiedade , desespero , medos infindáveis e uma série de outras tormentas em decorrência desse acúmulo que nos invade quando não tomamos as devidas precauções e deixamos a vida desmedida.


São reações em cadeia e uma coisa atrás da outra vai aumentando , vai modificando e vai entremeando até chegar ao ponto da exaustão , ao ponto em que só o que desejamos é fugir , é correr e encontrar alguma paz em qualquer lugar do planeta. Mas , para isso , muitos de nós , utilizam-se de subterfúgios , no sentido de encontrarem uma "paz" figurada , no sentido de se "libertarem" , mesmo que temporariamente de todo esse caos emocional que irrompe dentro de nós.




O dicionário nos diz que , subterfúgio , nada mais é que uma evasiva; alegação ou pretexto com que alguém procura ardilosamente esquivar-se a dificuldades... Encontrar um subterfúgio é sucumbir a uma válvula de escape , entregarmos nosso corpo , nossa alma , nossos desejos e anseios mais íntimos a algo que nos livre de nossas dificuldades , de nossas tormentas interiores. E acontece que , muitos destes subterfúgios nos fazem mais mal do que as próprias dificuldades , nos acometem ainda mais depois de utilizados e nos deixa a um passo de uma frustração maior ainda do que a anterior. Alguns deles são as drogas , o álcool , o cigarro que , utilizamos com o intuito de apagar , de obscurecer , de aliviar aquele incômodo emocional que nos toma de momento.


A cada dia observamos o aumento , o excesso , o apego e a utilização desses instrumentos como forma de alívio da opressão que sentimos no peito e são muitas as pessoas que acabam por se permitir e depois não mais conseguem sair desse ciclo viciante , inebriante e ilusório dessas substâncias. As pessoas aliviam-se momentaneamente de suas dores externas e acabam provocando estragos imensos internos sem avaliar do quanto aquilo lhes custará ali à frente. 




A vida nos oferece mil e um outros subterfúgios , dessa vez , saudáveis que podem mesmo nos aliviar , podem mesmo nos deixar melhores física , psicológica e emocionalmente , mas acontece que sequer damo-nos alguma chance de perceber esses outros instrumentos aí não prejudiciais e sim , positivos que podemos nos utilizar para aplacar nossos males : a atividade física , a leitura de um livro , um papo com um amigo , a leitura de um Blog interessante , ouvir música , assistir a um filme , a uma peça de teatro , fazer aulas de dança , aulas de pintura , começar um novo hobby , viajar para um lugar diferente , enfim , uma série de outras coisas que podem ser obtidas e podem nos melhorar de modo tamanho sem sequer nos afetar fisicamente. Mas já nos esquecemos de como é a vida e preferimos sempre aquele atalho mais fácil , infelizmente.  

Um comentário:

Will Lukazi disse...

Subterfugiar é preciso. Numa viagem louca como essa torna-se necessário direções alternadas, rotas de fuga, mesmo momentâneas. Você sabiamente matou a charada, van, a vida tem lá seus momentos sufocantes. Cabe a nós recuperarmos o fôlego e abrirmos uma outra janela, onde a paisagem seja mais agradável.

E diria Renato Russo ''força sempre''.

Beijos van-van, com certeza ler post's assim é um subterfúgio dos mais prazeirosos....