"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sábado, 26 de novembro de 2011

No Baú da Vida...

O tempo que passa apressadamente nos leva a olhar para alguns momentos da vida e enxergarmos aquilo que vivemos , aquilo que passamos e sempre há um saldo a se verificar naquilo que nos transforma. E desse tempo , que geralmente costuma passar cada vez mais rápido , acumulamos algumas coisas , nos desfazemos de outras , mas há algumas , que chamamos de recordações que merecem ser eternecidas , emolduradas e preservadas.
O fim do ano é um período em que se fazem muitos balanços. As empresas costumam recontar seus estoques , costumam contabilizar seus prejuízos , reorganizar suas posições para no ano seguinte equilibrarem melhor seus lucros e também as pessoas costumam balançar suas atividades , observando o que foi feito e o que ficou em débito. Para alguns isso importa um pouco mais , para outros isso importa um pouco menos , mas a organização e a observação , num momento ou em outro , com mais ou menos apuro , mais cedo ou mais tarde , sempre acontece. Pode ser no início de dezembro , pode ser durante as festas de final de ano ou até mesmo naquela contagem regressiva do dia 31 , sempre damos aquela conferida no que foi e nos preparamos para o que ainda falta.
Mas voltemos lá , ao parágrafo anterior , em que dizíamos das recordações , daquelas eternecidas e algumas até já amareladas pelo tempo mas que dispõem de um lugar de guardo especial. Um lugar que possam ser acessadas sempre que a saudade for maior que o tempo , sempre que a saudade bater forte e inundar o coração , sempre teremos à mão aquele local , que pode ser mesmo um baú : Um baú chamado vida.
Nesse baú , recanto todo nosso , espelho do passado , estaremos ali , diante daqueles saudosos momentos , a repetir o que lá atrás nos reverberou , nos alcançou e nos fez eternos por um mero momento. Nesse baú retalhado de sonhos e de alguns passos desenhados em nuvens , estaremos diante de nós mesmos , diante daqueles que nos são (foram) tão caros , diante do nosso brilho , do sorriso , do olhar , do abraço dado e eternizado pelo laço que ficou no coração.
Ali naquele recôndito esconderijo colocamos nossa esperança , recolhemos nossas dores mais sentidas a serem substituídas pelos sorrisos de eternidade que sempre carregamos pelo tempo. Ali naquele momento e lugar só nosso , nos reencontramos , nos guardamos , nos entendemos e nos permitimos a tudo aquilo que já foi por nós e passou um dia em nossas vidas.
É um baú tão guardado , tão denso e tão perfeito , mas que só nós sabemos onde está , quem lá habita e do que ali alimentamos. No Baú da Vida trazemos nossa essência , nossa alma , nosso valor e todo nosso teor e sabor mais profundo para que possamos sempre nos colorirmos quando a vida estiver ficando assim , meio que complicada , meio conturbada , meio descolorida de sentidos.

Um comentário:

Will Lukazi disse...

O fogo é quando abro esse baú, Van, e me vejo todo retalhado nele. Me é um dia muito triste hoje e eu nem ao menos sei dizer o porquê...

Quero aproveitar este fim de ano e fechar minha vida pra balanço...só receio de que a engrenagem de nossa existência não venha a permitir.

Gostei da primeira imagem: libertar as borboletas, pô-las em liberdade para voarem aonde quiserem com suas frágeis asas.

No baú da vida a gente nem sempre encontra aquilo que esperamos quando levantamos a tampa. Mas tudo bem....