"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 22 de maio de 2012

E é muita vida...

Grande parte do tempo passamos nos preocupando com aquilo que há de vir , que ainda não aconteceu , conservamos muita energia buscando pelos momentos ainda em suspense , que não foram vividos , que serão dali um dia , dois , dois meses , final do ano , férias do próximo semestre... Enfim, planejamentos de tempos e de espaços que ainda não chegaram mas que já ocupam nossa , mente , nosso coração , nossos olhos , nossa essência toda.
E, despercebidamente, deixamos de olhar o exato minuto, o momento em que a vida escorre e passa por entre os nossos dedos. E sequer saboreamos aquilo que está bem aqui , há um passo de nossos olhos , de nosso coração, porque passamos o tempo todo , a maior parte da vida , lá , distante , naquele tempo que ainda vai vir , naquela fração de segundo que ainda demora a chegar...
O que deveríamos estar sentindo , fazendo , buscando , resolvendo , lidando e temperando acaba passando rapidamente e , tão doido é isso que sequer lembramos que aquele dia , o esquecido hoje , também pode ter sido em outro tempo muito desejado... O ser humano é muito complexo, difícil mesmo de se saber o que ele quer , o que ele deseja , o que ele busca realmente , porque somos insuperáveis na arte de complicar a vida , na arte de misturar as estações e acabar perdendo sem aproveitar o melhor , sem sentir o que acaba de adentrar pelos poros por termos os sentidos buscando o infinito.
E é muita vida pela frente , bem como é muita vida essa que está aí fora , presente , batendo à nossa porta todos os dias ! É muita vida que já vivemos , embora o tempo sempre pareça passar menos do que já vimos... Não sentimos de verdade essa ação do tempo passado e isso é interessante. Para nós é uma continuidade e , apenas vamos tendo uma visão mais amadurecida da vida diante do avanço e sequer notamos , a não ser se observarmos cuidadosamente o trabalho de integração e desgaste do corpo e da mente.
Mas , então , vamos tomar consciência de que é muita vida que temos para dar conta... É muita vida que temos diante dos olhos e é muita vida que temos para desperdiçarmos com o olhar longínquo , com expectativas que ainda nem chegaram , com um tempo que ainda não veio. Planejar e determinar conquistas e metas é válido , porém amarrar a elas todo o coração sem que o momento presente seja também demarcado é como correr sem ter a estrada sob os pés , é como voar em direção ao fim do abismo , é como não criar alicerces suficientes para sustentar o tempo e a realidade verdadeira.

Nenhum comentário: