"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



domingo, 12 de dezembro de 2010

Paizão

Aos finais de semana podemos ver os pais passeando com seus filhos no parque pela manhã... Literalmente, vejo singularmente mais pais mesmo passeando, jogando bola, brincando com suas crianças. Por que será ? Me pergunto isso sempre e também me recordo de que, quando criança, ia com meu pai ao parque passear no fim de semana.
Meu pai gostava de me levar e invariavelmente jogávamos bola, ele me ensinava a chutar corretamente para que não me machucasse dando bicudas enquanto estivesse jogando. E eu adorava aprender a chutar , mas isso não me despertou uma vontade maior para jogar futebol, prefiro mesmo assistir e ainda assim, muito de vez em quando.
E agora , nas manhãs em que faço caminhada, percebo essa enormidade de pais, alguns deles muito jovens até, que levam seus filhos para passear e admiro isso, porque enquanto esses pais estão lá desfrutando com seus filhos de uma manhã no parque, seus laços estão sendo fortalecidos, seus vínculos estão tornando-se permanentes e seus filhos, assim como hoje eu trago enormes lembranças do meu pai, terão também muito do que se recordarem quando forem adultos.
Tem um pai, em especial, que é o único que não aprovo nesse intercâmbio laço-afetivo que ele exerce com seu filho e já o vi algumas vezes a passear com o menino e sempre me chama bastante a atenção. Ele não é tão jovem , mas tem porte atlético e sua diversão é empurrar o carrinho de bebê enquanto corre desembestadamente pelo parque. O que seria uma diversão a mais ou uma coisa natural, se seu filho aprovasse essa ideia.
Mas o problema é que quando olhamos para dentro do carrinho, o coitadinho do menino está com uma carinha de pânico imensa, não se mostra absolutamente nada confortável naquela situação, quase chega a chorar de desespero e seu pai, parece nem se importar com isso porque continua sua tarefa de corrida empurrando velozmente o carrinho.
Outro dia tive a oportunidade de observar o menino passeando de carrinho com a mãe : quanta diferença ! Ele trazia um sorriso nos lábios, enquanto a mãe passeava delicadamente com ele pelas alamedas do parque. É preciso cuidado nesse momento, porque nem todas as crianças admiram emoções fortes (eu era uma delas...por isso a preferência pela bola).
Fico admirando os pais que têm filhos gêmeos e agora isso passou a ser uma constante até ! Como eu queria poder ter gêmeos quando engravidasse. Tudo dobrado de uma vez só... parece meio loucura , mas é uma possibilidade que imagino de acontecer e que pudesse ter dois meninos ou então um casal. Também não precisa ser uma gravidez sêxtupla como a da Kate do canal de televisão, que agora, sem o marido ao lado precisa cuidar dos oito filhos sozinha, aí não ! Agora nem posso mais assistir ao programa aos domingos porque choro, só de imaginar essa situação, ela tão jovem cuidando das oito crianças e o pai lá, tendo ido viver com sua namorada só vê os pequenos de vez em quando. Coisa mais triste... Achava-os uma família tão linda !
Mas assim é a vida, seus filhos passeiam com seus pais e a alegria dos pequenos momentos é sempre renovada através dos mais simples gestos. Isso é o que permanece. Vamos passear mais.

Nenhum comentário: