Ontem, na palestra que assisti no núcleo espírita, o professor William Sanches nos dizia que, às vezes , as pessoas se afastam de nós por estarmos ferindo algumas delas com nossas palavras ou atitudes. E outro dia , minha amiga Lili comentou comigo que algumas pessoas não sabem receber os sentimentos que entregamos a elas, também por isso, podem vir a se afastar.
O que pude perceber é que algumas pessoas se afastam de nós , quer seja por estarmos magoando com palavras duras , ásperas, movimentos cruéis que efetuamos mesmo sem nos darmos conta de que estamos a prejudicar, estamos a machucar o outro através de nossas ações. Isso acontece principalmente por nossa falta de tato e de cuidado na relação com o outro. É o que penso porque, há coisas que dizemos que não precisam ser ditas, que machucam mesmo que se esteja brincando, apenas pelo modo como se diz...uma questão de jeito.
E outro fato é o das pessoas que se afastam de nós por não saberem o que fazer com nossas expectativas, com nossos sentimentos em relação a elas, isso acontece muito também, porque certas pessoas tem dificuldade em lidar com os próprios sentimentos e transferem isso aos nossos, ao que oferecemos a elas.
E, ao invés de conversar, ou de entender, de dividir a responsabilidade, preferem ir embora, se afastam de uma vez, levando grande parte de nós consigo.
Podemos ter um amor infinito , um sentimento enorme por uma pessoa, que fica perdida e não tem maturidade suficiente para entender e saber o que fazer diante de tudo isso, diante desse mundo que se abre à sua frente. E assim descobrimos que excesso de amor também pode ferir, pode incomodar quem não sabe o que fazer com ele. Seria só amar, não ? Ficaria bem mais fácil ? Mas tem gente que não consegue desabrochar para tanto e, prefere se ocultar no casulo. Devemos respeitar sempre a vontade de cada um, para que saibam respeitar também as nossas.
O importante disso tudo são as lições que tiramos e o aprendizado que fica. Cabe a nós saber também crescer com todos esses ensinamentos, buscando o acerto e minimizando os erros das próximas vezes.
Tudo é difícil, mas quem foi que falou que viver era fácil ? Se fosse fácil não teria a mínima graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário