"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Conhece-te a ti mesmo


Hoje quero falar do exemplo de duas amigas especiais : a Lili, que é minha grande amiga de fora do Blog e a Borboleta no Casulo, que é daqui da área cibernética.

Isto porque ambas estão nessa busca do autoconhecimento e me inspirei na trajetória delas para poder escrever o post.

A Lili vai começar hoje a fazer o Caminho do Sol. Para aqueles que não conhecem é uma peregrinação feita no interior de São Paulo que passa por várias cidades até chegar a Aparecida do Norte. É uma caminhada longa, tem duração de 15 dias e pode ser feita em grupo, em família ou sozinho mesmo para que se conheça outras pessoas que estejam juntas nessa busca pelo "conhece-te a ti mesmo".

Eu achei bárbaro quando ela me contou que faria e , inclusive, gostaria muito de poder ir junto, mas estou em aulas porque essa minha vida de estudante profissional não acaba nunca (graças a Deus!) e aí não deu pra ir...mas estou com ela dentro da mochila e em pensamento, tenham a certeza disso.

Eu já fiz uma grande busca pelo meu autoconhecimento aos 29 anos, porque com essa idade me bateu uma insegurança, um não sei onde estou e nem pra onde estou indo que acabaram com meu juízo , daí comecei a fazer terapia e também fiz um curso de Numerologia para me autodescobrir ainda mais. Confesso que fiquei surpresa com o resultado e passei a entender milhares de coisas, tirei várias minhocas da cabeça e passei a me enxergar de um modo diferente de como me via antes e isso é fantástico !

Quanto a minha amiga Borboleta, venho acompanhando pelo seu Blog suas mudanças e sua atitude em relação a vida e as pessoas e vejo como agora ela pode realmente amar porque está se amando de verdade, realmente ela se encontrou, achou seu caminho e tudo isso devido a um alto mergulho interior ao qual se submeteu.

Esse mergulho que fazemos para o lado de dentro só nos faz crescer, só nos mostra o ser que somos quando conseguimos ouvir as nossas vozes interiores, mas para que isso ocorra é preciso, na maioria das vezes, ficarmos apenas conosco, em nossa doce companhia.

Vejo muitas pessoas que não conseguem isso, não conseguem ser companheiras delas próprias, não conseguem se encarar e se refugiam na vida das outras pessoas, se aninham nos passos e nos sonhos dos outros ao invés de se libertarem e de olharem com carinho para si mesmas.

Descobrir-se e poder , a certa altura da vida, reinventar-se é maravilhoso e só engrandece e faz nos ver o que somos, faz nos sentirmos a melhor pessoa do mundo para nós mesmos.

Algumas vezes queremos, imploramos por um amor que não vem , mas esse amor não vem porque não somos sequer capazes de nos amar, não somos sequer capazes de nos olhar e nos sentirmos melhor, de sermos bastantes em nossa própria vida, como queremos oferecer amor a alguém ?

Esse olhar para dentro só nos alimenta e nos reforça, nos aumenta de tamanho e de proporcionalidade e nos deixa com a sensação de que somos mais fortes quando podemos celebrar esse encontro com nossa alma.

Para aqueles que ainda não descobriram o caminho que leva a si mesmos, sugiro que deixem as amarras e olhem para dentro. Soltem-se do que estiverem presos, libertem-se de velhos ideais que já estão gastos e admirem-se, olhem para dentro, sejam capazes de amar a si mesmos e redescubram-se : REINVENTEM-SE, renovem-se e brindem a vida com tudo o que ela traz de melhor todos os dias.

Um comentário:

Borboleta no Casulo disse...

Vannnn, ah fiquei até emocionada sendo a inspiração do post e vejo que estou sendo de inspiração para muitas pessoas.
Essa busca do Me Conhecer Melhor foi perfeita, não sábia que era tão gente boa assim rs. Ela é complicadinha, me deixa confusa mas foi a melhor atitude que tive em toda a minha vida e recomendo a todos...é uma delicia saber quem vc realmente é e com isso acaba se apaixonando!!
Obrigada por todas as palavras que me diz la no blog e saiba q eu aprendo muiiiiito com vc tb...e vms conversar muiiiiiiiito no msn rs!!
Bjs