"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Livre arbítrio

Somos dotados de livre arbítrio.

Em todas as nossas ações , em todos os nossos desejos e até mesmo naquilo que pensamos , o livre arbítrio nos faz decidir e escolher , nos faz realizar ou deixar de realizar , seguir ou desistir , pensar ou esquecer , querer ou reprimir , aceitar ou recusar...


O livre arbítrio nos é dado desde sempre e é o que permite sermos responsáveis e co-criadores de nosso destino , porque , enquanto a vida nos oferece as oportunidades e os momentos cruciais , nós é que devemos decidir e optar por onde caminhar , como caminhar , quando ir e o que fazer. Desse modo não há como dizer ou reivindicar opções delegadas por outros ou por apenas determinadas circunstânicas.

Nosso livre arbítrio está presente nos mínimos e nos máximos detalhes de nossa vida e é uma ação universal , ou seja , todas as pessoas são dotadas de livre arbítrio.


Outra coisa importante a destacar diz em relação ao que não podemos interferir , nossas ações e decisões não podem interferir ou modificar as ações e reações dos outros , porque eles , assim como nós , são dotados de livre arbítrio e a eles , apenas a eles caberão suas decisões...


Por mais que façamos , por mais que queiramos , por menos que entendamos , não há como modificar ou esperar algo de uma decisão que venha de outrem.

Cabe a nós apenas aceitarmos e esperar sempre que nós consigamos fazer o nosso melhor , para que assim , dessa forma , nós consigamos também alcançarmos o que houver de melhor para nossas vidas.


Por isso nos é inevitável a lei de Ação e Reação e a vida nos cobra , exatamente tudo , independentemente do tempo que leve , todas as nossas ações , quer sejam boas ou más , serão cobradas novamente e caberá apenas a nós decidirmos como iremos trilhar por entre esses novos caminhos que se descortinam à nossa frente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ahh, o livre arbítrio...

O bem e ao mesmo tempo o mal...

Depende... Da nossa escolha. Do nosso...

Livre arbítrio.

Beijo!

O Divã Dellas disse...

"Todas as coisas nos são possíveis, mas nem todas nos convén, né Van?

Pena que existem muitas pessoas que não sabem usufruir do livre arbítrio que possuem.

Beijos

Verônica

CARLA STOPA disse...

Todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas nos convem...

Will Lukazi disse...

Sim, esta pecinha invisível é que nos difere das máquinas. Dizem que Deus a concedeu para nós, pois senão seríamos escravos e não homens livres.A única e fatal ressalva foi : aquilo que vc plantar vc colherá.


Assim o é até os dias de hoje.


Bj minha amiga...