"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval pra mim é feriado...


Carnaval tá aí...hoje já é sexta-feira de e grande parte do Brasil já começou a esquentar os tamborins desde segunda-feira ou até há um mês antes , como na Bahia ou no Rio de Janeiro que sempre são os lugares mais procurados pelos foliões de plantão.


Apesar de amar meu país e todas as coisas dele e também de achar o Carnaval uma das coisas mais brasileiras que exista , não curto a "vibe" depositada nesse período , nunca curti... Brincava na infância porque quando se é criança apenas se vive , sem maiores indagações ou preocupações e isso significava na verdade apenas curtir a festa , bagunçar , molhar as pessoas nos dias de calor , dançar as marchinhas nos salões , vestir uma fantasia inespecífica e sair por aí.

Criança gosta de criar e de viver e não há nada mais criativo do que se fantasiar no Carnaval , vestir uma máscara , um disfarce até mesmo oposto a sua personalidade e sair , brincar realmente... Mas com leveza , sempre !


Eu acho que passei a descurtir o Carnaval quando descobri muitas das "sacanagens" que rolavam por trás dele , isso para mim tirou um pouco da magia , da fantasia de se ser apenas um pierrot e uma colombina que se desencontravam em meio ao tumulto do baile.

Ainda na adolescência , quando viajava com meus pais para Goiás nessa época , íamos para um hotel onde havia as noites com baile no salão e todos participavam. Mas um dia , me dei conta que as pessoas ali estavam se drogando nas noites de Carnaval , para "curtir" , estavam usando lança perfume , maconha e sei lá mais o quê , abusando do álcool até ficarem em coma alcoólico e aquilo tudo me pareceu uma agressão tão grande , uma desnecessidade enorme que me chocou muito... Talvez dali , daquele momento em diante passei a ver melhor e achar : Poxa, para quê as pessoas precisam disso , dessa agressão toda a si mesmas ? Achei isso tão triste...


Mais para frente passei a ver a situação de quem ia às micaretas e seguia os Trios Elétricos e também fiquei assustada. Será que sou puritana ou romântica demais ?? Não sei... só que também não sei qual a necessidade de se beijar 150 pessoas em quatro ou cinco dias de folia ? Qual o propósito ? É legal isso ? Sair beijando bocas bêbadas e compartilhando muito mais do que um beijo de verdade ? sei lá...não entendo...Transar então, nem se fala... Não tenho nada contra quem faça isso , pode fazer , a boca e o corpo é de cada um e cada um sabe de si , mas para mim , que sonho demais , que me encanto demais , que fantasio demais , não dá... é um descaso e um choque de realidade , mas de uma realidade que não faz parte do meu mundo , algo que não quero para mim porque acho meu corpo meu templo, meu local sagrado e o das outras pessoas assim também o são para mim e não há como trocar tanta energia desse modo... em tão pouco tempo e sem nenhuma razão de ser , sem nenhuma finalidade... só por fazer !?

Quem é de folia que curta e saiba como melhor lhe convenha curtir... Eu , vou aproveitar meu feriado para fazer minha revisão de conteúdos dos meus estudos da faculdade , colocar minhas ideias em ordem , colocar meu coração em ordem , ler muito , dormir , caminhar e ouvir música , porque , Carnaval pra mim é só mais um feriado no calendário...


Um comentário:

O Divã Dellas disse...

Oi Van!
Eu gosto de carnaval... Da festa... De viajar... Curti Salvador, curti Recife e Olinda... Mas curti a diversão e não a depravação...
O meu ultimo carnaval foi em Olinda e creia: não beijei ninguém. Não namorei ninguém. Meu propósito não é esse.
E quando namorei foi para entrar para a minha lista de histórias lindas... Tudo muito romântico.
Enfim... É muito triste o outro lado da festa (e sempre há o outro lado)...
Beijos,
Cinthya
http://odivaadellas.blogspot.com