"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 19 de abril de 2011

Para curar o coração

O coração é , por si só , independente e busca e se manifesta de modo involuntário quer seja cumprindo suas funções fisicas ou em suas funções emocionais. Ele sabe o que lhe acelera e também o que lhe acalma , ele escolhe ser o centro de nossas emoções , embora saibamos que o "centro" real não encontra-se nele , obviamente , mas sim , quando falamos dentro de um sentido figurado de todas as coisas. Ele tornou-se o nosso instrumento do sentir.


Mas , em grande parte de nossa vida , sofremos , nos desencantamos , temos desilusões , somos magoados , sofremos perdas , sofremos insucessos , altos e baixos , fortes ou pequenas emoções e tudo isso , em maior ou menor grau , nos gera um impacto realmente físico em nosso músculo involuntário e regente de nossos sentidos da alma. Por isso , devemos ficar atentos e cuidarmos bem desse nosso amigo querido , que nos acompanha desde os nossos primeiros segundos de vida , ainda quando gerados no útero materno.


Os médicos indicam a prática de exercícios regulares , boa alimentação , não ingestão de bebidas alcoólicas em excesso , cigarro ou drogas de nenhuma espécie , noites de sono regular e atividades benéficas de modo geral , atividades que nos gerem algum tipo de prazer , tentando minimizar os excessos do dia a dia provocados pelo estresse , pela correria , pelo acúmulo de funções , pelos estudos além do limite , etc.


Mas para os males decorrentes dos sentimentos , das mágoas , das rejeições , do que não acontece como esperávamos , das paixões mal resolvidas , da alma que anseia por um amor impossível , das vontades sem sentido , dos desejos sem medida , para as dores decorrentes da falta de fé , da falta de tudo aquilo que não acontece , das desilusões e tudo mais que possa ser armazenado em nosso pequeno depósito de vida , o recomendável é a esperança e o tempo.


Não há dor que dure eternamente , por mais dilacerante que esteja sendo , não há dor que permaneça em nós para sempre , por mais difícil que seja ter de enfrentá-la , não há remorso que não seja curado pelo tempo que passa diante de nós e nos traz novas oportunidades , não há mágoa que não possa ser curada quando acredita-se verdadeiramente em algo superior , quando se pratica a compaixão , quando se exercita a caridade , o perdão , quando se disponibiliza ajudar o outro de maneira em que não se espere nada em troca. Por pior que se esteja , neste momento , é preciso fé e esperança , confiança no futuro e em que tudo será melhor , daqui por diante. Nossas experiências são elaboradas de acordo com nosso grau de crescimento e de amadurecimento e , para isso , é necessário vivenciá-las a fim de se atingir a evolução em todos os aspectos de nossas vidas , mas não há como vivê-las sem senti-las e , para viver é preciso um pouco de dor e também um pouco de amor , mas o amor às vezes costuma causar estragos profundos quando nos falta ou não é recíproco. O amor é bom , mas é algo que machuca.


O coração é o mestre da alma , é ele quem cuida de todos os assuntos interligados em nossas emoções , isso falando aqui de uma visão poética da coisa (que é a única visão de que disponho dessa vida , para todas as coisas...) , não quero aqui falar como uma especialista , terapeuta ou médica , coisa que não sou e não tenho pretensão nenhuma de ser. Falo aqui numa linguagem figurada , numa linguagem daquela que compartilho todos os dias , a linguagem que rege toda minha forma de pensar.


Dessa forma , costumo curar meu coração com poesia quando me encontro nesses estados mais aflitivos , pois , através dos versos posso desenhar minha vida e também meus sentimentos , de modo a aliviar qualquer peso que estiver incomodando em meu coração. Recomendo , então , que busquem uma forma de abrandar a dor , exercendo alguma atividade que lhes dê prazer , para que assim , o tempo passe mais depressa e consiga levar com ele todo e qualquer mal que possa estar nos tirando a alegria de viver em um momento delicado, quando o coração está sofrendo por algo ainda incurado , fechando suas cicatrizes.

P.S : A autora do texto esclarece que o mesmo trata-se de uma mera sugestão e que , para casos mais graves , faz-se necessária uma avaliação e um acompanhamento psicoterapêutico para ajudar nesses assuntos , porque falar da dor ameniza e conforta e somente um profissional especializado será capaz de ajudar em momentos de maior dificuldade , quando não se está dando conta do recado realmente.

Consulte sempre um psicólogo , terapia faz bem à saúde , à alma e ao coração !

Nenhum comentário: