"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Retendo o tempo

O tempo poderia ter uma chave , algo que o segurasse , que o prendesse ou mesmo que fizesse pará-lo sempre que tivéssemos necessidade disso... Mas ele não tem , não tem rédeas , não tem freios , não tem uma chave , não tem um código ou qualquer coisa que o faça parar.

E ele passa e cada vez passa mais rápido , ultrapassa nossos limites , sucumbe aos nossos desejos , leva nossas esperanças em querer deixá-lo estanque ou à mercê de nosso bel prazer.


O tempo é mágico e ao mesmo tempo trágico , porque quanto mais queremos detê-lo menos ele se importa conosco e transforma-se nesse animal indomável que nos transporta ao tempo futuro , quer estejamos preparados ou não.

O tempo não é nosso aliado , ao contrário , é nosso maior inimigo quando precisamos muito dele , que ele se extenda , que ele se intensifique , que ele demore , que ele se arraste. E brinca conosco , com nossas vontades , pois , ao nos aproximarmos de algo que queremos muito ele se arrasta e a medida em que queremos que ele demore a chegar , logo passa. É tão contraditório o tempo.


Quais serão seus segredos , suas amarras , seus subterfúgios ? Quais as medidas que podemos tomar para fazer perdurar o tempo , para detê-lo ? Não conheço nenhuma , apenas sei que é preciso e muito aprender a administrá-lo e que dele , somos meros reféns , todos os dias , o tempo todo.

Um comentário:

C. disse...

Nossa Van, adorei esse post!
Acho se tentarmos fazer o possível pra fazer tudo na sua ordem, quem sabe nos sentiremos mais satisfeitos ao passar dos anos.
Euzinha como ultrapassei várias fases, depois voltei atrás em outras, acho por isso me questiono tanto o que poderia ter feito melhor dentro do meu tempo.
Apenas concluo que o "tempo é agora", parece clichê mas é o que de mais "concreto" posso dizer a respeito desse tempo incontrolável.