Já disse Renato Russo em uma das músicas de que mais gosto de que , assim como :
"Disciplina é liberdade ,
Compaixão é fortaleza ,
Ter bondade é ter coragem..."
E é exatamente essa última frase que me inspira a escrever essa postagem , pois essa questão é fundamental , tanto em relação a bondade quanto em relação a coragem.
São dois lugares pelos quais invariavelmente demoramos muito a passar esses da bondade e da coragem , porque é preciso lançar-nos num olhar a nós mesmos , uma coisa interna e também precisamos passar a enxergar o externo , o que está ao nosso redor.
Ter bondade significa , quando em nós , sabermos ser bondosos conosco mesmos , nos encontrando , mergulhando em nosso acesso interior para nos prepararmos verdadeiramente em busca daquilo que nos impulsiona , que nos move , que nos motiva. Ter bondade significa , conosco , sabermos os momentos de parar e refletir , os momentos de encontrar paz e apenas nos centrarmos em nossa respiração , nos sonhos que vão de encontro ao nosso coração , das mínimas verdades que nada custam mas que pela vida diária deixamos de lado ao corrermos atrás de objetivos tão insólitos que nos raptam do destino da própria vida , do próprio roteiro. Ter bondade é ainda aprender todos os dias que sabemos pouco e cada vez menos por pura e simplesmente já nos acharmos detentores de sabedoria. É mantermo-nos com o coração puro como o de uma criança e entendermos que muitas das lições ainda iremos descobrir ao longo da caminhada.
Já a coragem está em se agir com o coração , como a própria definição da palavra : cor + agem (agir do coração) e verdadeiramente deixar-se enlevar por propósitos do fundo da alma , que coexistam com a própria natureza e essência da qual fomos criados , mas que repetidamente nos esquecemos , porque dela constantemente , todos os dias , nos afastamos um pouco mais.
Ter bondade é ter coragem de realizar-se , de aprender , de construir-se , de completar-se. Ter bondade é ter coragem de ser mais do que ter , é ter coragem de assumir-se , é ter coragem de buscar-se , é ter coragem de olhar-se até o próprio limite , é ter coragem de amar-se.
Ter bondade é ter coragem de saber-se o seu algoz , mas também o seu mocinho nas caminhadas pelos percursos que seguimos ao correr do dia. Nós mesmos nos autosabotamos , nós nos recheamos de piedade quando falhamos , nós nos enlaçamos de misericórdia com nossos erros mais mesquinhos mesmo que ninguém conosco concorde. Nós não damos o braço a torcer quando o erro é da gente e aliás , muitas vezes sequer o reconhecemos como nosso.
Ter bondade é ter coragem de acreditar sempre que se pode ser diferente e melhor , a cada dia , um pouco mais , respeitando a si mesmo e ao próximo.
3 comentários:
Que saudade de você.
Que saudade de suas ideias, de seus sentimentos.
me perdoe pela ausência, mas de certa forma, sempre estou presente.
Você continua linda.
Feliz Ano Novo.
Tudo de bom na sua vida!
Cinthya - O Divã Dellas
http://odivaadellas.blogspot.com
Ter bindade é ter coragem de despir-se de tudo que não agrega e libertar-se de tudo que atravanca.
ter bondade é ter coragem de renunciar em nome da felicidade!!
Vc mandou muitíssimo bem! Um dos melhores posts que ja li.
clap clap clap
...lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa...
Beijos!!!
Verônica
Oi Van, feliz 2012 com coragem e bondade. Voltei a escrever nos meus blogues...
Beijos querida.
Postar um comentário