"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 22 de março de 2012

Dos medos e dos disfarces

O post de hoje é dedicado as pessoas que têm medo. Pode ser medo de qualquer coisa , mas o medo principal e que quero levantar aqui é o medo de viver e aí , por si só , já é algo bastante vasto , porque a vida é vasta e não nos permite resumos , ensaios ou que percamos tempo a procura de coisas ou de valores que não estejam de acordo com nossos desejos e estejam em sintonia com aquilo que habita em nossa essência.
Tudo bem , os medos são para nós , humanos , pessoas em desenvolvimento , necessários , pois sem certos freios e obstáculos seríamos capazes de coisas impronunciáveis. Algumas pessoas até são , mas não quero entrar aqui em detalhes impróprios ou sórdidos e cada um que haja da forma como melhor lhe couber a consciência. Que cada um saiba como melhor viver após cada trajetória de seus atos , pois tudo aquilo que fazemos para prejudicar , denegrir , destruir ou deteriorar o que quer que seja que interfira na vida de outrem nos será cobrado em dobro , mais cedo ou mais tarde.
O medo de viver impede de se descobrir o que há de mais bonito , o que há de mais puro por detrás de nossa essência , por detrás de nossa estrada. O medo de viver acontece , principalmente , para aquelas pessoas que têm medo de sofrer , medo de não se machucar , medo de correr riscos. Mas o que é se não , a vida , se uma estrada cheia de curvas e caminhos e bifurcações diversas que nos leva à evoulção. Mas como será possível evoluir sem correr riscos ? Como será possível ter tanto medo de viver e estagnar a estrada , parar no meio do caminho ou recuar porque não se quer transpor os obstáculos ?
Daí o medo lhes obriga a buscar por certos disfarces e vamos nos acostumando a esses disfarces , como se vestíssemos a melhor fantasia , a mais apropriada para "vivenciar" sem nos envolver , claro , naquele momento que temos de ultrapassar. Os disfarces nos protegem de nós mesmos. Os disfarces não nos deixam mostrar aos outros. Os disfarces são nossas couraças , nossos portos mais seguros à espera de que consigamos enfrentar qualquer dificuldade aparente de forma imaculada , passamos incólumes pelo sacrifício. Que triste !
Conheço pessoas que têm medo de amar , medo de sofrer , medo de brilhar em suas profissões , medo de não dar certo , medo de não serem felizes , medo de não serem o bastante , medo de morrerem sozinhas , mas o medo maior que envolve a isso tudo e engole todos esses medos de uma única forma e de todas é a mais triste , é o medo de viver. Você já se olhou e perguntou se você tem esse medo ? Eu comecei a perder o meu e só digo uma coisa , a cada dia a vida só tem me surpreendido com coisas efetivamente maravilhosas. Não me arrependi um segundo sequer de deixar minha couraça do medo lá atrás , no meu passado.
A vida é tão bela e tão perfeita que nos dá , a cada dia , a oportunidade de vivermos novamente , de recomeçarmos , de reescrevermos os caminhos e quem sabe , alguns que ainda estejam atingidos pela letargia substancial do medo , acordem , percebam que a vida pode ser muito mais , que a vida aparece para ser VIVIDA e não para ser contemplada , passada em branco , sem razões de ser ! A vida é mágica e não é uma só ! Podemos viver várias vidas dentro de nossa própria , podemos , desde que consigamos aprender a não termos mais medo. O que é para dar certo , sempre dá , porque nascemos para brilhar e nunca menos do que isso. Somos todos LUZ e tristes  são aqueles que se acreditam ser apenas pó...

2 comentários:

Juliana Pavan disse...

Lindo texto amiga!! Parabéns!! Bjinhos Ju

Mima D. disse...

É tão certo, Van...
Preciso aprender a perder o medo de ser inadequada, de não agradar, de viver...
E quanto mais o tempo passa, mais percebo que estou deixando de viver...
Bjs