"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 8 de março de 2012

Em sintonia

A vida pode ser mesmo uma coisa engraçada , algo inexplicável , mágico e que raramente nos dá a oportunidade de senti-la em todo o seu maior grau de intensidade.
Se fosse contar toda a trajetória dessa minha vida até aqui , neste momento que vivo o dia de hoje , o agora , em que encontro e sinto , de forma profunda , um alento e uma grande paz em meu coração , seria preciso utilizar-me de vários capítulos de um livro , talvez um compêndio , um tratado ou uma obra completa que comportasse tudo o que fiz , o que precisei entender , até onde fui para hoje me encontrar de uma vez.
Mas dessa trilha podemos destacar um certeza : a de que só se encontra aquele que realmente esteja a fim de se encontrar. Só se encontra , quem tiver a coragem de olhar para o interior de verdade. Só se encontra , aquele que estiver disposto a mudar e ser uma pessoa diferente daquela que segue sendo até os dias de hoje. Só se encontra , aquele que estiver capaz de corresponder aos desígnios de seu coração , aquele que souber corresponder aos apelos de sua alma , aquele que quiser pagar o preço de mudar , de enfrentar todos os seus medos , os seus bichos , sem medo de encontrar a plenitude e a felicidade ao final do percurso.
E a jornada é mesmo bastante longa , sofrida , dolorida , porque nos deparar com nossos erros , nos perdoar , nos amar intensamente , amar aos outros , saber perdoá-los , observar tudo o que se vem fazendo de errado para logo mais , ali na frente , ter de corrigir a rota e direcionar melhor os passos não é para muitos ! É apenas para aqueles que realmente têm a intenção de descobrir a felicidade. E isso demanda tempo , demanda observação , demanda paciência , resignação , atitude , perseverança , mas , acima de tudo , demanda coragem , muita coragem !
Encontrar a nossa alma , conversar com ela , olhá-la olhos nos olhos e assumir seus erros , suas vontades , seus piores defeitos e depois começar a corrigi-los , reorganizá-los , assumi-los e ainda ter de superá-los não é mesmo fácil ! Esse encontro conosco mesmos assusta muito ! Assusta na medida em quê ao vermos nosso espelho acabamos por projetar muitas de nossas sombras nos outros , acreditando que aquele ou esse defeito é do outro e não nosso. Quem está errado é sempre o outro e não nós , nós somos pessoas tão acima do bem e do mal que nunca concordamos em ver o que em nós está incorreto e projetamos logo ali na frente a fim de tirarmos a culpa de nossos ombros. É difícil enxergar , mais ainda , aceitar !
E aprendemos tanto a medida em que aceitamos ! E aprendemos tanto a medida em que perdoamos ! E aprendemos tanto a medida em que vemos realmente o erro nosso e não do outro , o mal passo nosso e não do outro que é também apenas mais uma vítima de si mesmo ! E a recompensa é realmente muito boa ao final. O perdão a si próprio tem sabor doce. A vida fica mais leve. A alma fica bem mais plena. E nossas atitudes passam a ser bem mais verdadeiras e a sintonia com a paz , a felicidade , a compaixão , a prosperidade e a realização só aumentam a cada dia.

Um comentário:

Ana Carloina disse...

Oi Van, acho que devia mesmo escrever um livro, você escreve muito bem e toca profundamente o coração das pessoas.
Ana Carolina