"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 15 de março de 2012

Escrito a Quatro Mãos - Meus Escritos & BSW

Não terminarei de ler este livro. O maldito parece saber o que aconteceu comigo nestes últimos tempos. Nunca interrompi uma leitura assim, pois é sagrado para mim este terreno de letras, mas sei que eu consigo _ me entendam, eu lamento. Faltam ainda quatro capítulos e meio e não vou lê-lo mais. Não sou obrigado a viver de novo aquilo do qual já me recuperei. Na capa trazia escrito o que dizem nas novelas "Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência"__mas e quando as semelhanças coincidem demais ? E quando já não sabemos o que é fato ou aparência? Vez ou outra eu voltava à capa só para ver novamente o nome do autor, só para me certificar de que eu nunca o havia visto, de que ele não era meu melhor amigo me pregando uma grande peça. Não, eu não conhecia aquele autor, tampouco ele me conhecia. Mas o fato era que ele parecia descrever minuciosamente os detalhes de minha vida há 15 anos. Aquilo me deu medo...
Do que li até agora estava irreal demais para um livro e real demais para minha própria vida , como era possível ? O autor descrevia ali naquelas páginas, muito mais do que ia apenas nas entrelinhas... cada sílaba que havia lido era como se descortinasse as células do meu corpo , me fazendo reviver toda a dor , todos os desejos , todos os cenários pelos quais eu acabara de passar. E não era apenas isso , os diálogos internos que o narrador trazia eram como se saíssem de meus lábios , era como se eu soubesse de antemão o que seria pronunciado ali , após cada pontuação , após cada respiração , ao final de cada parágrafo. No começo achava engraçado esse fato de completar as palavras e terminar as frases como quem decora um texto para encenar uma peça de teatro , mas depois reparei nos conteúdos e me vi ali , transcrito por aquelas páginas em corpo , em alma , em essência... Seria um sonho ? Seria uma publicação de meus antigos diários ? Aqueles em que eu me debruçava algumas horas todos os dias a fim de preencher com alguns capítulos de meus momentos mais preciosos ? Não. Era mesmo um livro que havia sido lançado há poucas semanas e cujo autor já era um mestre consagrado , já havia escrito outros sucessos de publicação e este era o seu mais recente , sua mais nova promessa de sucesso e que trazia ali a minha vida , inteira !
Além disso , ainda me surpreendia o fato dos meus amigos que foram comigo à livraria quando o comprei terem dito assim : "Nossa , mas você nem é adepto a esse autor , tem mesmo certeza de que vai levar este livro ? Por que não compra aquele ali que poderá completar aquela sua coleção que há tempos espera por aquele exemplar ?" - Mas meus olhos , minhas mãos , meus sentidos , só queriam saber daquele livro ali e eu não conseguia entender o porquê , mas sigo um fato que sempre me acomete quando escolho meus livros novos : quando chego à livraria não vou na seção dos mais vendidos ou dos mais recomendados ; prefiro me perder por meio das estantes a olhar cada um e é como se cada livro me trouxesse uma voz ou um olhar e, de repente , quando algum me salta aos olhos é sempre por aquele que me decido. Não me prendo a gêneros ou a matérias específicas e percorro todo o ambiente a fim de que o livro escolhido , na verdade , acabe por me escolher. E com esse não havia sido diferente. Ele me escolheu. Me olhou e em seguida me saltou aos olhos vindo parar em minhas mãos e me surpreendendo depois de cada página devorada. Sim , eu devoro os livros que leio e esse eu nem conseguia respirar ao longo de cada linha que meus olhos percorriam por apenas conseguir enxergar ali minha vida inteira sendo contada em primeira pessoa, por alguém que sequer conviveu comigo por todo esse tempo, alguém que sequer me conhece. Minha curiosidade queria dar lugar ao meu medo e eu queria prosseguir aquela jornada para ver qual seria , então , o meu final.
Tá bom__ eu disse ao meu espírito sadomasoquista__ decidi com toda minha convicção de que eu terminaria aquela ingrata leitura que me abria cicatrizes adormecidas. Mais um pouco, só mais um pouco e alguma daquelas folhas receberiam uma gota salgada que me sairia dos olhos e despencaria louca em seus domínios de susto e celulose. Este fato carrego comigo, mesmo que já tenha se passado muitos anos: um livro, uma estória viva em minha memória e páginas idênticas a tudo que eu sentia. Mas hoje eu acordei mais cedo. Fui decidido: quero ler aquele livro. Mesmo que nem tudo tenha se transformado em cinzas e que eu ainda carregue comigo toda aquela intensidade que me sufocava. Hoje olharei também nos olhos do vendedor e com o livro nas mãos direi com orgulho: Eu li este livro. Venci meu eu - inimigo que vivia nessa minha face híbrida. E ao final daquele livro eu pude crer que nem tudo se repetia como aconteceu um dia__ o livro, acreditem, encerrou-se com a frase ‘’Felizes para sempre...felizes’’.

DEDICATÓRIA

Este post de hoje é dedicado ao meu querido amigo e companheiro de Blog e de escrito , Will Lukazi , do Blog do Super Will , pelo seu aniversário. É o meu presente !
Escrevemos este post a quatro mãos , ano passado , sendo finalizado em 28/10/2011 e hoje , abrilhanta aqui a página dos Meus Escritos porque o dia é dele , a homenagem é para ele e o Blog do Super Will merece também a minha reverência. PARABÉNS , MEU AMIGO ANJO , WILL LUKAZI ! Foi um prazer enorme poder dividir estas linhas contigo. Espero que goste do presente e do resultado final , que sem você , não teria sido possível ! Super Beijo !

3 comentários:

Zélia Gadelha disse...

Como em toda boa ficção o final não poderia ser diferente
"Felizes para sempre...felizes’’.

Escrito maravilhoso! Van e Will, a parceria não poderia ser mais perfeita! Adorei!

Bjusss

C. disse...

Bela homenagem, miga!

Essa alusao de um livro contando nossa própria história (em pleno aniversário), é uma maneira de relembrar que o passado nao muda, mas o final (futuro) nós podemos mudar, e sermos felizes!

Um beijo aos dois blogueiros que gosto tanto, e parabéns mais uma vez por mais um niver Will-zinho.

Will Lukazi disse...

Ah Van !!! Emocionado aqui, menina! Só hoje pude ver e degustar essa sua bela homenagem. Obrigado pelas palavras finais e por essa sua amizade sem limites..um grande e carinhoso beijo em vc e aproveito pra agradecer tbm as meninas zélia e crisinha...Meu Deus, como estou bem acompanhado !!!

Super Beijo Vanvan, meu anjo..