"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Medo e outros bichos...


Esse final de semana tive o imenso prazer de sair com minha amiga , muito querida Camila , no sábadão e fizemos um dia de comadres só para passear no Shopping , comermos sem nos preocuparmos com as restrições da dieta diária, rirmos imensamente e passarmos por situações, no mínimo singulares que só nos reforçam a amizade e nos deixam assim, mais leve, com o desejo de que a vida possa ser sempre assim, suave e despropositada. As amizades sempre enchem meu coração de alegria e não seria ninguém sem meus queridos, e verdadeiros, amigos que são poucos mas possuem qualidades infinitas.

Mas o que isso tem a ver com o medo ? É que escrever sobre o medo me levou a lembrar que o medo, muitas vezes , está relacionado a correr riscos, já li isso várias vezes , principalmente quando estava no primeiro semestre de Psicologia e tínhamos que fazer um trabalho sobre o medo... O medo segue a preservação , por isso é instintivo. Ok, mas o que isso tem a ver com a amizade e com a Camila ? É que eu e ela somos pessoas que não temos medo de nos arriscar, pelo menos não na vida e diante das dificuldades.

Conversávamos sobre nossas escolhas e sobre o que fizemos até agora e o que pude observar é que somos parecidas nesse aspecto do "se jogar" na vida e fazermos nosso próprio caminho.

Ela, não teve medo de deixar seu emprego e partir pra uma nova experiência, mesmo temporária, experimentando a área que havíamos escolhido inicialmente para trabalhar que era a área de Letras (nos conhecemos na faculdade e nossa amizade dura até hoje, já faz um bom tempo!). Tudo bem, experimentou, não deu tão certo como esperava que desse , mas arriscou-se e foi lá, criou sua situação e oportunidade e foi atrás e é assim até hoje, já está maquinando qual será a próxima ação.

Também tive de fazer minhas escolhas e uma hora saltei do barco que tinha, abandonei a segurança e a comodidade e fui atrás (do que estou ainda...) e , sem medo de encarar estou tentando chegar a algum lugar, sei que mais cedo ou mais tarde vai dar certo porque sou teimosa, persistente e não esmoreço diante dos obstáculos (que não são poucos) necessários ao meu aprendizado e ao meu crescimento.

Mas, no entanto, cruzamos com pessoas em nossa vida que têm medo dos riscos, medo das escolhas e preferem manterem-se na inércia e na "segurança" de uma vidinha "mais ou menos" mas suficiente por medo de se arriscar, de abrir mão, de escolher e inovar. O medo congela suas ações e se mantêm estáticas, intactas, sem ousar, sem arriscar, sem tentar fazer um novo começo, sem alimentar seus sonhos, sem buscar renovar a vida e enchê-la de plenitude todos os dias.

Já pararam pra perceber que todo novo dia é um recomeço ? Não nos damos conta disso e, apenas sentimos os dias passarem por nós, sem ao menos agradecermos as oportunidades dele em nossa vida.

Todo novo dia você tem a oportunidade única e que não voltará mais , de dizer a quem você ama o quanto ela é importante para você, de abraçar seus amigos, de se declarar para alguém que não sabe que você está apaixonado, de sair com seus filhos e apenas admirar seu sorriso, de conversar um pouco com um amigo distante mas que você nunca esqueceu e que gosta, de experimentar uma roupa antiga mas com uma combinação nova, de pentear o cabelo de um jeito diferente, de sorrir mais, de amar mais as pessoas e não ter medo de se aproximar delas, de admirar alguém muito e dizer isso a ele sem medo e sem receios. Faça essas coisas hoje, não se poupe por medo dos riscos ou das rejeições. Também não fique sonhando com o momento ideal, pois o momento ideal é hoje, agora, enquanto estamos vivos.

Você poderá parecer louco para alguns, mas o importante é que não se perca de si mesmo e não se afaste de sua alma e de suas aspirações.

O medo é importante sim, em algumas situações de nossa vida, que representem perigo eminente ou riscos desnecessários à nossa sobrevivência. Mas o medo de ser rejeitado ou medo de ser incompreendido só atrapalham nosso crescimento interior, nossa evolução. Ter medo de amar apenas porque poderá (ou não) sofrer ? O sofrimento é importante como crescimento, como amadurecimento de nossas capacidades. A dor é inevitável , muitas vezes, mas ela não é insuportável porque somos maiores do que nossas dores e desilusões. Nossa vida se encarrega de suplantar nossas dores e devemos saber que temos uma luz interna muito maior do que qualquer dor. A luz de nossa essência que nos faz criaturas divinas e especiais aos olhos de nosso Criador e sempre seremos luz.

Abandone o medo e arrisque-se mais. É assim que pretendo começar minha semana.

Nenhum comentário: