"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sábado, 13 de novembro de 2010

O lado bom do amor



Divagando sempre em meus pensamentos e em minhas filosofias, esses dias li alguns textos que falavam sobre desapego e também sobre o amor, principalmente nesses Blogs que sigo em minha lista e me deparei com o mesmo problema só que visto de diversos ângulos e sob pontos de vista diferentes, uns mais otimistas, outros mais pessimistas quase à beira do fundo do poço e também percebo que o amor é um tema recorrente e fácil nas músicas, nos sites de relacionamento, nos livros de auto-ajuda, enfim, é um tema que preocupa bastante as pessoas.
Mas existem vários tipos de amor e para várias circunstâncias. Só que vou me ater aqui a falar apenas do lado que considero "o bom do amor" que, muitas vezes, devido as decepções e mágoas que ele acaba deixando nas pessoas é sempre esquecido e suplantado.
O lado bom do amor é aquele em que a gente cresce, amadurece e desabrocha nossos sentimentos mais profundos e sinceros. É o lado em que amamos incondicionalmente o que quer que seja: uma pessoa, uma causa humanitária, uma profissão, um animal, um lugar, um grande sonho, um ideal de vida, um livro com uma bela história, um filme, enfim é o que realmente figura o contexto real de felicidade que o amor está disposto a proporcionar em nossa vida. Só que algumas dificuldades e pedras que encontramos pelo caminho nos afastam dessa realidade intensa e verdadeira e passamos a deixar de amar, ou mudamos nosso foco.
Esse lado do amor é tão forte que suplanta muitas outras coisas em nossa vida, nos deixa em estado de inconsciência temporária e nos pinta um mundo muito diferente daquele que está à nossa volta porque passamos a viver em função desse amor. Só, que as dificuldades surgem e começamos a esmorecer, queremos sucumbir, desistir deixar de lado, abortar a causa e partir pra outra. Ok. Até podemos fazer isso, mas não nos esqueçamos de aproveitar toda a fase boa do amor, todo o seu lado mágico, não nos esqueçamos de sempre observar o que nos levou até lá e como foi que ficamos ao nos depararmos com a grandiosidade desse amor.
Quando é um amor por outra pessoa, vamos nos lembrar de nos inebriar do que há de bom nesse alguém e como sua luz foi capaz de preencher nossa vida, como suas qualidades tão intensas e infinitas puderam preencher nosso caminho, mesmo que por um tempo e vamos manter essas coisas em nós para nos lembrarmos sempre que sim, houve o amor, pois fomos capazes de amar sem esperar nada em troca e foi lindo tudo o que nos tocou.
Quando o amor for por outras coisas, que possamos tentar continuá-lo no capítulo seguinte, que possamos retomar de onde paramos e possamos, principalmente, construir algo de bom com esse amor, podemos mudar algo, podemos fazer realmente a diferença, de alguma forma, inspirados nessa fonte que nos aquece e que nos renova todos os dias.
É preciso lembrar que a vida é cíclica e não cessa nunca seu movimento e devemos aprender que tudo que chega também é por algum tempo, logo se vai, quer seja o amor ou quer seja a dor, nada permanece para sempre mas nos ajuda a crescer e sempre transformar todas as coisas.
Sempre temos a chance de aproveitar aquilo que nos encontra em nossa vida. Há uma frase que li essa semana e achei tudo de bom : "Tudo que chega, chega sempre por alguma razão." Então, sem questionarmos muito, vamos aproveitar mais o lado bom das pessoas, das coisas e , principalmente do amor pois a vida é só isso e só precisamos nos lembrar de enxergarmos esse lado bom e nos mantermos com ele.

Nenhum comentário: