"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Como cheguei até aqui ?


Hoje, a sensação que tive ao chegar à aula a tarde foi bem diferente do que a dos outros dias. Porque quando cheguei ao metrô me dava conta de que nos próximos cinco anos farei o mesmo trajeto, encontrarei quase sempre as mesmas pessoas, farei o mesmo caminho e verei algumas coisas iguais e outras não tão iguais assim, porque nada é para sempre e , em cinco anos se pode mudar muita coisa.

Mas o que mais pensei era o fato de como havia chegado até ali e como foi o caminho que percorri durante o ano inteiro até chegar onde estava, as decisões que tomei, as pessoas que conheci, os amigos que fiz e o que desejo com esse mega projeto e de grande responsabilidade agora...

Pensei em quando comecei a cursar a graduação esse ano na outra faculdade e não gostei , mas não pelo fato de ser Direito e sim, pelo fato da situação e de alguns professores, não me sentia presente ali, sabe como é ? Estava extremamente fora da órbita, meu coração não estava ali e, por conseguinte, minha alma também não estava.

E quando entrei lá sempre pensava em poder entrar na faculdade que entrarei em 2011, queria muito , mas no começo do ano a situação estava difícil e eu havia perdido a data para prestar a prova do vestibular e teria que esperar pelas vagas remanescentes e ainda tinha a questão da mensalidade (que ainda é um problemão...).

Daí o concurso do MPU vinha se aproximando e minha cabeça começou a bagunçar , porque eu ia às aulas de manhã, tinha aula de tudo quanto era coisa e chegava em casa não podia me dedicar ao Direito Administrativo e ao Direito Constitucional que eram as matérias em que eu começava a dar meus primeiros passos, estudando sozinha, com auxílio de apostilas voltadas para a prova. E daí resolvi parar e focar no concurso, chegando até o cursinho preparatório que me fez encantar de uma vez pela faculdade...

E agora, sei que o passo que vou dar é importante, mas mais ainda, vai me ajudar a construir meu futuro de maneira sólida e eu quero fazer desse curso o melhor curso de toda a minha vida. Quero estudar como nunca estudei antes e quero me dedicar verdadeiramente, como nunca fiz antes com qualquer outro curso. Eu sempre busco dar o melhor de mim em qualquer coisa que faça, mas dessa vez quero superar até mesmo a mim, quero poder me dedicar em prol de alguma coisa que faça sentido. Quero sentir a realização através dos meus próprios méritos de uma forma bem concreta, sabe ?

E as pessoas (com algumas raras exceções) que conheci depois durante o preparatório, só me fizeram enxergar o lado bonito do Direito, um lado apaixonado que ainda não havia tido a oportunidade de conhecer e sequer sabia que existia. Apesar de toda a materialidade, o Direito esconde uma subjetividade de extrema importância e é aqui que pretendo me conectar, porque minha alma não tem nada de objetiva, é completamente envolvida pela fluidez do que transcende. Esse amor pela defesa real das causas mais nobres é o que vai me mostrar o que quero conhecer e entender. O que for material demais, duro demais também vou conhecer, mas o apelo é daquilo que é nobre sem deixar de ser humano.

Quanta coisa ainda vou ter de aprender ! Mas o que são cinco anos para quem tem uma eternidade disponível e uma sede de aprender que não cessa nunca ?

Nenhum comentário: