"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Consumismo nada tem a ver com espírito de Natal


Minha mãe fica encucada com a minha cisma com o velho Noel. Realmente é uma figura que não me agrada em nada porque aparece uma vez por ano e quer (e o pior é que consegue) roubar a cena do verdadeiro aniversariante do mês ! Como é que pode ? Já ensinam as pobres criancinhas a se comportarem como consumidoras desvairadas de tudo ao perguntar a elas o que querem ganhar do "bom velhinho"... será que ele é realmente tão bom assim ?

Fazer qualquer coisa que seja dentro de um Shopping Center é impossível nessa época do ano, quer seja pagar uma simples conta no Caixa Eletrônico ou almoçar, fazer um lanche. As pessoas ficam completamente loucas, alucinadas, buscando suprir suas "necessidades" das piores maneiras possíveis e, para isso, esquecem-se dos outros, esquecem-se da civilidade, da gentileza, da educação.

E tudo culpa de quem ? Do "bom velhinho" que a meu ver é um anticristo no sentido literal mesmo da palavra. Porque quando deveríamos nos lembrar de Jesus, lembrar dos seus ensinamentos, da sua lição de vida, dos seus exemplos e da sua máxima de - amar ao próximo como a si mesmo - ficamos somente com a parte do amar a si mesmo e que se dane o resto, primeiro eu, meus presentes, minhas compras, meu carro no estacionamento, minhas necessidades e o mundo que espere e se lasque!

Eu já li uns três ou quatro livros de pessoas que, assim como eu, não gostam em nada dessa confusão que se forma pelo período do Natal. Parece mais o estouro da Terceira Guerra Mundial.

Para existir o verdadeiro espírito de Natal as pessoas deveriam se olhar mais, se compreender mais, serem realmente mais vivas em suas emoções, serem mais humanas, colaborando com causas que valham toda a importância.

Por quê não olhar para o nosso irmão, mais próximo, que está na rua, abandonado, sem lar, sem família e tentar diminuir sua dor nesse momento, lhe oferecendo um prato de comida, uma palavra de carinho, uma atenção sincera, sem nos preocuparmos com compras, roupas novas, sapatos novos, carros, celulares, brinquedos ?

Olharmos nossas crianças abandonadas que anseiam por um abraço, por um sorriso singelo, por um afago em suas cabeças. Isso é Natal ! Isso é aplicar as maiores lições que Jesus nos deixou e que devem ser relembradas em 25 de dezembro.

Mas a cada ano meu sofrimento nessa época aumenta porque o que mais eu vejo é egoísmo, o que mais eu vejo é insensatez e um volume crescente de pessoas consumindo o que podem e o que não podem para "celebrarem a magia do Natal". Fica a pergunta : que magia é essa ?

Só um momento apazigua meu coração, é que na véspera do Natal, todos os anos, nos reunimos na casa da minha sogra e lá, uma de minhas tias (agora oficialmente tia !) faz uma prece e reune toda a família, de mãos dadas, com vibrações de amor para as pessoas desamparadas , para aqueles que não têm família, para aqueles que estão presos ou nos hospitais, para aqueles que agonizam, para as crianças desprotegidas e ficamos sentindo toda a energia de Jesus nos penetrar na alma naquele momento de oração, que para sempre será inesquecível e que quero compartilhar com eles por muitos e muitos anos ainda. Esse sim é para mim o espírito de Natal.

Nenhum comentário: