"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



domingo, 5 de dezembro de 2010

Filhos ?! Sim, mas não agora...


Domingo é o dia em que eu abandono uma parte da vida de estudante profissional e parto para as tarefas de "mulherzinha"... Não desmerecendo as donas de casa e muito menos quem gosta de executar essas tarefas domésticas, mas eu não me encaixo nesse perfil de mulherzinha. Não tenho paciência para cuidar das coisas de casa, lavar, passar, arrumar tudo e a única das tarefas de mulherzinha que gosto de fazer e, mesmo assim é de vez em quando, é cozinhar... Talvez porque seja a única das tarefas que não seja tão braçal, e exija um pouco mais do meu cérebro ao misturar os ingredientes, ao respeitar o tempo, ao dosar as medidas.

Mas nessas tarefas cotidianas, tem uma da qual não me separo nem aos finais de semana, que é a minha caminhada sagrada pela manhã. E o parque, aos sábados e domingos fica repleto de famílias inteiras e seus casais recém chegados à vida de pais de primeira viagem. Logo percebemos o início nessa aventura pelo acumulado de tralhas que eles levam ao parque para passear com seus bebezinhos.

Uma cena na manhã de ontem me chamou atenção e me deixou meio assim : era uma babá passeando com uma menininha de um ano e pouquinho de idade. Não tenho nada a ver com a vida de ninguém , mas em pleno sábado de sol , numa manhã tão linda , os pais dessa criança não têm tempo de dar uma voltinha com ela no parque e mandam a babá levar ? Para quê , penso eu, ter filhos nessas condições ? Só para dizer um dia que os tive ?

Na atualidade eu não tenho a mínima condição de cuidar e dar a atenção necessária que meus filhos merecem e que eu quero que eles tenham, assim como eu tive e muita até ! Quando eu os tiver eu quero , decididamente ser mãe e me dedicarei a eles , à educação deles, à vida deles de modo integral. Não quero assim condenar quem tem ou deixa de ter babá, mas acredito que algumas funções, no mínimo essenciais , eu diria, que cabem aos próprios pais e não a terceiros. O que custa dar um passeio de manhã no parque ? Quanto tempo isso pode tomar de uma manhã ? Vinte ou trinta minutos já serão suficientes para uma vida inteira depois.

Nenhum trabalho, nenhuma tarefa, nada é mais importante do que cuidar daquela vida que você gerou e esperou tanto para que nascesse e agora, você sabe que terá uma missão grandiosa e valiosa para toda a sua vida, não importa o que aconteça , os filhos são para sempre !

Ainda bem, que ontem mesmo, quando eu saía do parque vi outra cena que me emocionou profundamente. Um pai estava amarrando o tênis de seu filho, que era especial, e estava sentado no meio fio da calçada do jardim. E enquanto o pai fazia isso, o filho, que devia ter uns 11 ou 12 anos de idade já, acariciava os cabelos já grisalhos do pai e puxou seu rosto para lhe dar um beijo em agradecimento. Isso sim é tudo aquilo que fica para a vida inteira : a grandiosidade dos pequenos e mais simples gestos.

Nenhum comentário: