"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sábado, 4 de dezembro de 2010

Jardim Interior by Mario Quintana


Uma senhora muito simpática ontem, num café pós almoço, comentou sobre uma frase que havia lido de Mario Quintana, que falava sobre o jardim e o que não lhe mantinha vivo, ela não lembrava todo o teor da frase mas conseguiu transmitir a essência do que o texto dizia e eu, claro, com minha curiosidade infinda, fui pesquisar e achei o tal texto do poetinha querido que transcrevo abaixo :



"Todos os jardins deviam ser fechados, com muros altos de um cinza muito pálido, onde uma fonte pudesse cantar sozinha entre o vermelho dos cravos. O que mata um jardim não é mesmo alguma ausência nem o abandono... O que mata um jardim é esse olhar vazio de quem por eles passa indiferente."



O texto é bem singelo na simplicidade das palavras, mas sua essência é de uma grandeza, tão infinita, tão profunda, tão intensa ! Basta ler e reler pra absorver todo o néctar de sabedoria que se traduz por essas palavras tão ternas.

Esse jardim pode ser tantas coisas além de um jardim propriamente dito, pode ser a beleza da vida, que passa por nós, todos os dias e não somos capazes de perceber.

Outro dia , quando falei aqui da Espatódea , a flor, nem me dava conta de sua existência e fui descobri-la depois da música do Nando Reis e , qual não foi a minha surpresa, ao descobrir que passo todos os dias por uma árvore com elas, sim, espatódeas e quando olhei pra cima nem sei porque... pude ver a flor ali, todinha, como ela é. Fiquei perplexa e encantada.

Não reparamos em todas as coisas que deveríamos reparar e isso é ruim para nós mesmos, para nossa existência. Essa falta de "olhar" e "ver" nos mata a alma, nos mata um pouquinho por dentro todos os dias.

Olhar e não ver, não perceber a essência , realmente mata tudo aquilo que é importante. É como falar sem dizer, escutar sem verdadeiramente ouvir, aprender sem entender.

É por isso que procuro ao máximo absorver aquilo que olho e que vejo todos os dias, passando a admirar de um modo muito próprio, de um modo muito meu.

Observo e procuro transformar para dentro de mim aquilo, se for bom o que olho, dentro fica melhor ainda, mais intenso; se for ruim, deleto ou tento fazer uma outra visão, transmutando também. É um exercício prático que procuro fazer a todo instante.

Quantos jardins deixamos passar por falta de olhar, falta de perceber aquilo que realmente enfeita , aquilo que complementa e adorna ?


Nenhum comentário: