"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



domingo, 19 de dezembro de 2010

Há um Brasil lá em cima que o Brasil aqui embaixo desconhece


Ontem assisti a um documentário na TV Câmara sobre o município de Carrapateira , localizado no interior da Paraíba e considerado o município mais pobre do nosso país.

As pessoas da cidade eram entrevistadas no documentário e expunham suas dificuldades , suas lutas, falavam sobre a migração de seus parentes para outras localidades e , se entrarmos hoje em um site disponibilizado pelo Google que fala da cidade, veremos que muitos de seus filhos estão espalhados pelo país todo, mas sentem saudade daqueles que deixaram lá, das raízes que criaram.

O Brasil lá em cima, principalmente nas regiões norte e nordeste é um grande desconhecido das regiões aqui debaixo, como o sul e o sudeste. É quase que uma região inexplorada, largada à margem, sem sequer merecer a consideração da grande massa das regiões mais prósperas do nosso país que abrigam muitos , e porque não dizer, a grande maioria dos seus filhos.

Atualmente, com o crescimento da construção civil aqui em São Paulo mesmo, o que vemos é um grande número de pessoas que chegam todos os dias em busca de trabalho.

Estamos em 2011 , praticamente, e essa situação não mudou. Ainda se sonha com progresso, prosperidade e melhoria de vida vinda do trabalho aqui em São Paulo e, por isso nordestinos viajam mais de 3000 ou 4000km para chegar e poder garantir o sustento de suas famílias que ficam lá em cima.

Em Carrapateira a situação é precária ainda na atualidade e , enquanto muitos de nós desfrutamos de todo conforto aqui na região sudeste, os nossos irmãos do nordeste buscam um mínimo de dignidade e sobrevivência.

O que me levou ainda a toda essa reflexão foi uma frase que ouvi essa semana , peculiar por sinal , que dizia que a situação no país melhorou para as grandes elites que conseguiram redobrar suas fortunas e também para o povo que vivia em condição de miséria e, hoje, já consegue se enquadrar dentro da faixa de pobreza e não mais de miséria. Porém não foi essa a frase que me chamou atenção, mas sim o que seguiu depois dela , que foi o de dizer que para a chamada "classe média" está tudo horrível, péssimo, que o país estagnou e a classe média só patina...Ora bolas, quer dizer que por culpa de um punhado de gente que não está na linha de miséria e nem da pobreza , mas que também não consegue ser elite , todo o restante do país deve pagar ? A questão que fica é a de que devemos olhar mais para as classes inferiores e lhes dar a oportunidade de crescer, para que , dentro de um mínimo de dignidade consigam construir esse país, pois eles, a grande massa, são os que realmente "constroem" o país e passam de sol a sol, calejam suas mãos, arrebentam seus braços apenas para construir os sonhos que povoam as mentes dessa chamada "classe média" . São eles que estão construindo as casas e os apartamentos que se proliferam aqui em São Paulo a cada dia, para que essa "classe média" possa morar, possa desfrutar de conforto junto às suas famílias. Mas isso essa tal de "classe média" não enxerga, não quer nem saber, prefere desconsiderar e achar que são todos uns ignorantes que não merecem a nossa mínima consideração.
Já está mais do que na hora de parar de olharmos para o próprio umbigo e deixar de achar que somos os únicos seres viventes restantes sobre a face da Terra e pensar um pouco mais no próximo que está sempre bem próximo a nós.
Agradeçamos mais toda a situação e conforto que temos enquanto milhares de outros seres humanos do nosso próprio país desconhecem essa realidade em que vivemos e que acreditamos ser a única. O Brasil é grande e o seu povo humilde também é e faz parte dele.

Nenhum comentário: