"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Músicas e Perfumes

Nossa mente é um eterno emaranhado de lembranças e são tantas, algumas mais recentes , outras de um passado que já nos deixou há tempos...E, alguns elementos estão sempre permeando e apontando para onde nossa viagem interior vai nos levar e dois, desses principais elementos que nos provocam o despertar são a música e o perfume. São pequenas gotas de saudade adicionadas à nossa alma sempre a nos aguçar e nos colocar em sentido, sentindo várias emoções e distintas sensações de indescritível sabor...


Essa semana , ao assistir a um documentário sobre a vida e a obra da maravilhosa e fantástica cantora Maria Bethânia, ela comentou sobre isso, sobre o fato da música nos trazer certas lembranças e também do perfume, dos cheiros, dos aromas que permanecem impregnados em nossa vida e , quando despertados nos levam a lugares longínquos, nos fazendo perder por entre nossas doces memórias.

E, realmente, as músicas nos fazem sonhar, nos deixam em estado de graça com suas letras e melodias que nos fazem lembrar de momentos felizes, momentos maravilhosos ou, algumas vezes, de momentos que adoraríamos esquecer mas que não conseguimos, se fazem marcados à ferro em nosso interior e machucam tanto ou quanto mais quando os vivemos, apenas pelo simples fato de nos fazerem voltar ao passado. As músicas dizem muito e vão além das palavras...a melodia e sua composição nos trazem o sonho à vida real, nos fazem cultivar sentimentos esquecidos e nos devolvem a alegria e a felicidade que estavam ali adormecidas e que, um dia, chegaram a nos fazer tão felizes !



E o perfume ? os aromas e os cheiros da infância que nos trazem a alegria dos doces preparados por nossas avós, sim, pelo menos a minha avó preparava verdadeiros banquetes açucarados que enfeitam para sempre o jardim das minhas lembranças em seus tachos de doce de banana, de abóbora com côco, das cocadas ou então de seus inesquecíveis bolos para os cafés da tarde, acompanhados dos pães fresquinhos e quentinhos e das xícaras recheadas de deliciosa mistura de café com leite.

E como não esquecermos dos perfumes ou do cheiro da pessoa amada...isso é coisa que marca, que fica e não solta mais...é algo que permanece pelo tempo e é sem fronteiras...avança ao futuro e , por mais que tentemos , não conseguimos nos livrar dessa lembrança olfativa que nos remete sempre ao momento mais doce, ao beijo dado, ao abraço apertado ou à primeira vez em que nos olhamos nos olhos e sentimos todo o amor aflorar...



Somos feitos de essências e as músicas e os perfumes trazem em si um pouco de tudo isso que vai em nós...por isso nos identificamos tanto , por isso nos encontramos e nos refazemos ao ouvir certas músicas, ao sentir certos cheiros...São coisas que nos reconfortam e nos reconstróem e habitam o mais profundo de nosso íntimo e nunca nos abandonam durante toda a nossa existência.

6 comentários:

O Divã Dellas disse...

Van,
E quase que a gente escrevia sobre as mesmas coisas hoje...
Isso é que é afinidade!
AMEI o post!
Viajei no tempo das lembranças...
Obrigada!
Beijos,
Cinthya

Borboleta no Casulo disse...

Pensei que isso só acontecia cmg rs!
Mês passado comprei um perfume que me lembra mt o tempo q fikei solteira de novoe muito feliz e cd vez q uso ele eu me lembro dakeles momentos de felicidades e me sinto bem!
Músicas...ah eu vivo de música, todos os meus romances tiveram trilha sonora.
Pensei q eu era meio maluca c essas coisas do cheiro e da música mas vi q é normal rs!!
Bjsss amigaaa

CARLA STOPA disse...

Como me atormentam os sons e os cheiros!!!

Jeniffer Haddad disse...

Adorei o post, me identifiquei com ele :D

Amélie Poulain disse...

Eu sou mega ligada em musica e perfumes! Tanto é que troco de perfume quando um relacionamento acaba, pq as marcas ficam no perfume!!
Coisas da minha vida amalucada...
hahahhahahahaha

Beijocas linda!!

Bons sons e bons cheiros por ai!!

Will Lukazi disse...

À medida que avançamos no tempo, vem nos acompanhando as fragrâncias de onde nós passamos. Lembramos de sentimentos, de risos e sorrisos, de palavras, de cheiros e sons, lembramos até mesmo de sensações que tivemos num determinado instante. Somos sim um gravador ambulante e não podemos escolher o que gravamos. Arde em nós até hoje o que foi intenso... e pouco importa se foi bom ou ruim: é como se fosse tatuagem...ciacatriz.


bj vanvan