"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

H.O.P.E

Ontem o dia foi grande...em todos os sentidos : na ansiedade que me percorria todas as células do meu corpo, na vontade de voltar a estudar, na vontade de continuar meus projetos de vida, no desejo de fazer novos e verdadeiros amigos que irão me acompanhar aí por mais cinco anos pelo menos, vontade de crescer e me aprimorar cada vez mais nessa minha humilde condição de aprendiz da vida e das coisas e nesse meu status "ad eternum" de estudante profissional, que foi tudo o que sempre quis ser e que estou a-do-ran-do! Foi como voltar a um lugar já conhecido...retomar um caminho perdido. O aprendizado traz para mim a importância de nunca deixar de ver o mundo com os olhos de uma criança, pois, somente elas têm a capacidade de aprender e apreender o mundo de uma maneira peculiar e profunda, desprovida de quaisquer interferências que possam minar seus interesses reais...


E para complementar o dia recebemos a visita do professor Damásio, um jurista premiado e reconhecido pelo seu trabalho de anos e que, sempre nos cativou por sua humildade, por seu exemplo de vida, por seu esforço e dedicação, por ser alguém que sempre quis conhecer pessoalmente e, agora que conheço, não me arrependo e ainda o admiro muito mais por tudo aquilo que ele já construiu e por tudo o que ele ainda constrói ensinando e  formando as pessoas que cruzam seus caminhos e podem contemplar de sua imensa sabedoria.

Ele nos falou de coisas importantes em questão de sonhos , de projetos de vida , de carreira e ele , já não é a primeira vez que tenho o prazer de ouvi-lo falar , sempre me emociona quando fala dessas coisas com sua profundidade e mansidão, sempre me cala a alma quando ouço o que ele traz em si...e ontem, particularmente ele pontuou o seguinte , que para termos sucesso nessa caminhada que iniciaremos agora , que não acredito valer apenas ao Direito, mas vale como experiência de vida mesmo , em todos os campos , o que devemos realmente considerar para alcançarmos nossas vitórias é :


"- HUMILDADE : Pois sem isso nunca conseguiremos chegar a lugar nenhum. É a humildade que nos alicerça em nossas atitudes e deve pautar nossos horizontes. Só ela é capaz de construir seres humanos brilhantes e realmente alinhados em sua essência primordial. A humildade não é submissão, pelo contrário, ela é saber-se colocar no lugar correto sem que para isso seja preciso ultrapassar os limites do outro, sem que para isso seja preciso demonstrar força, sem que para isso seja preciso ser aquilo que não se é, na verdade. Humildade é ser sem precisar dizer.

- OUSADIA : A ousadia deve sempre fazer parte da busca dos sucessos porque só aquele que se arrisca, de modo consciente e seguro de seus limites, é alguém realmente capaz de vencer. A ousadia traz impressa a marca de cada indivíduo para que ele trilhe sua estrada e saiba colher os frutos daquilo que está semeando agora num futuro próximo. A ousadia lhe faz capaz de encarar os desafios da vida, sem medo e sem desistir. A ousadia é combustível necessário para o sucesso.

- PERSISTÊNCIA : É outra característica dos vencedores. A persistência traz aquele que luta o desejo de continuar e de seguir até acertar acreditando sempre que se está fazendo e imprimindo seu melhor em suas atitudes.

- EFICIÊNCIA : A eficiência é primordial nas atitudes pois, sem ela, não há como acontecer o sucesso e só torna-se eficiente aquele que procura produzir seus resultados da melhor forma possível, sem medir esforços, acreditando sempre em si e dividindo a luta diária com aqueles que lhes são importantes e lhes estão apoiando nesses momentos construtivos impulsionando aos desafios e as conquistas.

Juntas, as iniciais dessas quatro palavras , formam ainda em inglês a palavra HOPE , que significa ESPERANÇA , que é algo que nunca devemos eliminar de nossos corações apesar dos desafios enfrentados a cada dia."


Palavras do querido Mestre Damásio de Jesus durante a aula magna do curso de Direito em 07 de fevereiro de 2011 em São Paulo.

7 comentários:

Borboleta no Casulo disse...

Nossaaaaa que privilégio o teu de ter uma aula com Damásio!!!
HOPE para nossas vidas!!! Sempre!!
Bjsteadorosempreeee irmã mais nova rs

Anônimo disse...

Esperança encontrada, esperança perdida.. esperança vivida..

Sempre haverá um sentido pra esta palavra em nossas vidas ...

Abraços.

Anônimo disse...

Esperança...

É...

É preciso tê-la.

Beijo.

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Van, fiquei emocionada! Lindas palavras do Mestre. Eu acredito que acima de tudo tem que existe uma faísca de esperança, sem ela não conseguimos superar os obstáculos de um curso que pretendemos seguir para o resto da vida. Lindas palavras, fortes mensagens e muita força para seguir! bjssssss

O Divã Dellas disse...

Van,
Demorei. Mas estou aqui!
ADOREI!
Muito, muito, muito válido.
Muito obrigada. Vou usar o HOPE direitinho na minha escalada rumo ao Sucesso!
Beijo,
Cinthya

Will Lukazi disse...

Um brinde H.O.P.E. então, minha amiga Van..
e que nenhuma das palavras que formam as iniciais desse quarteto falte em nossas vidas...

Com certeza deve ser um grande privilegio ter um professor assim....



bj

Stephanie Pereira disse...

que aula edificante *-* também queria uma assim... agora vou parecer piegas, mas sim.. esperanca é a ultima que deve morrer...