"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sexta-feira, 18 de março de 2011

Compaixão

Não há como nos tornar indiferentes ao que passa ao nosso redor , principalmente , quando vemos o sofrimento dos nossos irmãos no Japão. Mas antes de mais nada , é preciso ter compaixão , além de qualquer outra coisa.


Compaixão , pelo dicionário , traduz : se colocar no lugar de, compadecer-se por, pelo ; compartilhar o sofrimento alheio. Muito pouco se traduzido a enormidade em que se transforma quando um sentimento real no coração humano.

Pois bem , é o que precisamos nesse momento , muito mais do que aumentar o drama de quem já está sofrendo em seu grau máximo , em todo o seu teor como jamais pudesse imaginar que poderia sofrer. Estamos todos vulneráveis , sujeitos a isso e , principalmente , por nossa pouca colaboração com a natureza , por nossas ações coletivas despreocupadas com o futuro , por nossas ambições arraigadas , por nosso consumismo desmedido , por nossas instabilidades econômicas e financeiras , por sermos hoje um mundo diferente do que era há um século apenas e sem notarmos direito como essa mudança se passou por nós assim , nos pegamos agora sofrendo as consequências de atitudes desregradas , incalculadas e impensadas e sofremos os resultados de nossas próprias ações e vamos sofrer ainda mais.


O desastre no Japão foi algo natural , a força da natureza impondo-se à nossa minúscula e insignificante importância do Universo , mas em decorrência de nossas atitudes mal dadas , outras ações da natureza ainda estão por vir e não profeticamente falando , realisticamente falando.

Se alguém ainda não assistiu ao documentário do Al Gore : Uma verdade inconveniente , deveria procurar para assistir e entender um pouco mais sobre o que acabamos criando ao nosso redor , sobre o que provocamos no planeta Terra em ações de poucos anos em que a transformamos tanto. Uma coisa nos leva a outra e a catástrofe natural do Japão serve de reflexão para as próximas catástrofes que nos acontecerão , mais cedo ou mais tarde e muitas que já estão acontecendo como vemos o excesso de chuva , de seca , o descongelamento das geleiras , etc.


E além disso , o sentimento de compaixão e de solidariedade deverá ser mantido diante dessas catástrofes , porque só a união e o compartilhamento de ações conjuntas é que conseguirá amenizar o sofrimento e a dor de tantas pessoas que perderam suas famílias , suas casas , seus destinos , seus locais de trabalho , de estudo , enfim... É no momento de união que descobrimos a força que faz a diferença não de um , mas de muitos.


No noticiário dessa semana vi que a comunidade brasileira no Japão se mobilizou em Sendai para levar mantimentos e água aos desabrigados e eram os únicos caminhões enfrentando o frio e a neve para conseguir ajudar no mínimo que fosse às pessoas alojadas nos ginásios e abrigos públicos , enquanto se aguardava a chegada dos navios oriundos de outros países que ainda demorariam a chegar até lá... O povo brasileiro nesse ponto sempre consegue superar minhas expectativas e essas ações me deixam orgulhosa de ser brasileira também , de compartilhar os mesmos sentimentos e , com certeza as mesmas ações. Ir e fazer sempre que necessário.


Se não há como ajudar fisicamente ou materialmente , uma oração , profunda e sincera , vinda do fundo do coração , será o alimento necessário , a vibração positiva , o alento que todas aquelas pessoas em sofrimento poderão receber de melhor no momento. Portanto , antes de se lamentar , faça algo concreto , mesmo que seja só uma oração ou um pensamento positivo para que este alcance até lá e dissemine as energias do amor e da caridade.


Vídeo que retrata algo que precisamos rever enquanto há tempo !
OBS : Este não é o documentário do Al Gore , é apenas um clipe com ações e soluções ao Planeta Terra.

Um comentário:

Will Lukazi disse...

Não entendo como este post está sem comentários ! Bronca geral agora !

Vi em um dos teus comentários que citou este seu post. Muito bonito, palavras que tocam o fundo de nossas almas. O Mundo infelizmente ta passando por um resfriamento espiritual que dificilmente as pessoas se colocam no lugar uma das outras. Era o mínimo.

Sim, Van. Vamos orar. Com certeza alguma coisa terá de mudar, sempre muda....e será para melhor.O toda nossa obrigação acreditar que o dia de amanhã será bem melhor que o hoje.

Super Beijo e parabéns pelo post...lindo-lindo.