"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sexta-feira, 25 de março de 2011

Relacionamentos Tão Complicados...

Uma das minhas tarefas prediletas é observar pessoas. As observo em todos os lugares que estou , em que passo todos os dias , quando fico a ouvir minha musiquinha nos meus momentos de intervalo de aula ou de estudo na faculdade , quando estou na sala de estudos trancafiada e imersa nos meus livros , apostilas e cadernos também me alongo e dou uma espiadinha no cenário ao redor , entre uma legislação e outra , entre um inciso e outro artigo da Constituição só para ver o que se passa , o que as pessoas estão fazendo , no que estão concentradas.


E nessas minhas observações diárias e ininterruptas , percebo as pessoas em suas nuances , diferenças , características , temperamentos... Outro dia observei um casal. Eles estavam num café que costumo ir sempre no Shopping , mas nas mesas mais afastadas , próximas à escada rolante. O rapaz estava voltado para quem passava pelo corredor , a moça estava voltada de costas para o corredor , só podíamos avistá-la de frente quando descíamos a escada e foi quando percebi que estavam brigando ou discutindo a relação.

O rapaz estava imóvel , pouco efusivo, contido , com o olhar meio inquieto , perturbado , falando baixo. Ela estava visivelmente abalada , como os olhos e o nariz vermelhos , havia chorado , gesticulava muito e falava rapidamente , porém também falava baixo porque não dava para ouvir muito o que ela reclamava.


Desci as escadas e fiquei pensando : por quê os relacionamentos tendem a ser tão complicados ? Por quê não conseguimos resolver algumas coisas e nos deparamos com questões que acabam ficando sem resposta ? Por quê não conseguimos expor nossos sentimentos e se às vezes o fazemos o outro não entende nossas razões e nos torna sem razão ?

É uma eterna inquietação minha essa de que os relacionamentos tornam-se , com o passar do tempo , algo muito difícil de se lidar , algo extremo dependendo da medida com que ele se moldou lá no início , no passado , onde começou a história. E problemas tão antigos podem ressurgir , podem voltar à tona em brigas mais atuais , como num flashback do inferno , em que você tenta esquecer mas sua mente não deixa e se o outro lhe tira do sério é essa a oportunidade para resgatar tudo novamente e jogar as mágoas para fora , revolvendo tudo aquilo que ficou entalado e que você nunca disse ou soube como dizer...


São dois pontos de vista distintos , tentando se equilibrar , dois mundos , dois universos que tiveram seus caminhos conectados à certa altura da vida e se encontraram e hoje tentam se harmonizar , mas os encaixes são complexos , as arestas difíceis de serem aparadas , os panoramas da vida e a bagagem trazida divergem e formam cada indivíduo defendendo a sua verdade , o seu sentimento e tudo isso , na medida do amor ,  fica ainda mais complicado , mais desafiador.

Não sirvo para aconselhar sobre relacionamentos e quanto mais penso , mais dúvidas surgem , mais inquietações me tomam e prefiro então deixar cada qual com a busca de suas respostas , porque apenas cada um saberá de si. Cada um sabe onde seu calo aperta e , como diz o ditado : "em briga de marido e mulher , ninguém deve meter a colher" , porque é o que penso , quem está de fora nunca sabe o que o casal vivencia , nunca sabe o que se passa no universo em que eles vivem e aí fica fácil opinar , mas sem o devido conhecimento de causa , então , deixa de ser válido.


Faço votos para que a conversa do casal tenha acabado bem , que eles tenham se entendido , que tudo tenha tido sua razão de ser e o melhor aos dois aconteça. Em matéria de amor , sempre torço para o final feliz !

3 comentários:

Ju Fuzetto disse...

Todo relacionamento é assim com altos e baixos. As pessoas precisam dessas briguinhas ou desentendimentos para crescerem juntas, aprender com os erros e quem sabe evoluir.

Um beijo adorei o espaço!

O Divã Dellas disse...

Relacionamentos...
A gente tende a complicar as coisas simples...
Mas, de verdade, que sejamos todos felizes. Muito felizes.
Beijos,
Cinthya

http://odivaadellas.blogspot.com

Will Lukazi disse...

Van e seu olhar atento ! srrs


Ter 6º sentido é isso né van..rrsr...
Observar com riquesas de detalhes o que quase ninguem consegue enxergar: relacionamentos são assim mesmo: imperfeitos tolerando imperfeitos em nome de um sentimento no peito. E se aprende com isso, e se sorri com isso, e se vive disso. Em tudo o ônus e o bônus, não há como fugir.

Quanto ao casal: as vezes acabar bem e terem se entendidos são exatamente antônimos.

bj van...