"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



domingo, 17 de abril de 2011

Até onde você vai por você ?

É preciso coragem para muitas coisas na vida , inclusive para viver. Viver impõe certos riscos e , se você não tiver a devida coragem de arriscar-se por eles ou por pelo menos alguns deles , fica muito difícil que qualquer coisa aconteça realmente. Mas é preciso avaliar até onde você vai por você ? Até onde você se transforma e se renova em sua essência verdadeira ?


Você é do tipo de pessoa que reclama de tudo , sofre frente aos mínimos problemas , cria uma série de dificuldades para não realizar até mesmo pequenas coisas , acha mais fácil reclamar do que mudar , só acredita que o problema está no outro e nunca em você mesmo , não é capaz de rir das coisas ruins mesmo depois de certo tempo , não acredita em sorte e muito menos não acredita que as coisas costumam dar certo em sua vida ? É preciso , então , começar a transformar seus conceitos , senão a vida realmente passará a ficar extremamente complicada para você.


É muito fácil mantermos uma posição de espectador diante da vida , ficar achando que o erro está no outro e não na gente , que o outro sempre tem mais sorte e nunca a gente , que as coisas na vida dos outros são sempre mais fáceis e melhores do que as nossas sem realmente enxergarmos a realidade que ocorre ao nosso redor. Sem olharmos com grande profundidade para o quanto já alcançamos ou já chegamos em nossa vida , o quanto pudemos caminhar com alegria e quantos momentos de felicidade real já pudemos ter e não valorizamos à época.


Devemos parar e analisar que a vida é algo que construimos sempre , todos os dias , e a cada dia , construimos de uma forma diferente. Devemos possuir uma visão além do nosso próprio umbigo para saber que nossos problemas não são tão intransponíveis quanto pensamos , nossa vida não é tão mais dura do que a das outras pessoas , nossos sonhos não são impossíveis e nós não somos perfeitos e se assim fosse , a vida poderia transformar-se num verdadeiro tédio , ao passo de que , já se tendo atingido a total perfeição que objetivos teríamos a alcançar ? Que desafios teríamos a cumprir ? Que expectativas teríamos ? Mesmo que a vida nos diga ainda muitos nãos , ela já nos disse muitos sims e é preciso olharmos para o sentido desses sim em nosso caminho e continuar , em frente , buscando sempre.


Você deve ir longe por você , mas longe , num sentido de reconhecer-se alguém detentor de suas capacidades e qualidades individuais e , a partir daí começar a buscar a tentativa de encontrar um novo caminho , um novo rumo. Somos seres capazes de reinventar e em meio as crises somos capazes de descobrirmos soluções que possam modificar o rumo que estávamos seguindo. Sempre podemos inovar em nossas atitudes , em nossos desejos , em nossos sonhos. Nada é impossível para quem acredita e sabe aproveitar o próprio tempo ! A vida é muito preciosa para desperdiçarmos... Carpe Diem.


" Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.


Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;


Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de destruir, e tempo de construir;


Tempo de chorar, e tempo de rir;


Tempo de atirar pedras, e tempo de juntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de evitar o abraço;


Tempo de procurar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora;


Tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar;


Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.


Que proveito tem o operário do trabalho que faz ?


Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.


Ele faz tudo belo a seu tempo , e dá ao coração humano até o sentido do tempo , sem que o homem possa descobrir a obra que Deus faz do começo ao fim.


Sei que não há nada melhor para o homem que alegrar-se e fazer o que é bom na vida.


E também que todo homem que come e bebe e prova de felicidade em seu trabalho , também isso é dom de Deus."


   Eclesiastes 3 ; 1-13








4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto!
Pergunta boa de ouvir...melhor ainda de refletir: Até onde eu vou por mim?
Malú

Raissa;* disse...

Quanta saudade eu estava daqui, de você! Seu texto salvou meu dia, meu final de semana!
Sinto que agora preciso ir além, preciso aproveitar ao máximo do máximo a vida que tenho, pois ela é unicaaa!
Não suma, Você faz muitaaa falta!
beeijo ;*

DÉIA disse...

Amei o texto Van É preciso coragem para muitas coisas na vida , inclusive para viver. Viver impõe certos riscos e , se você não tiver a devida coragem de arriscar-se por eles ou por pelo menos alguns deles , fica muito difícil que qualquer coisa aconteça realmente. Quem não gosta de arriscar um pouco na vida né...Muito lindo,lindo mesmo...E ve se não some viu dona Van...Bjus

Will Lukazi disse...

oi van,

você me chamou a atenção pra algo que eu ainda nao tinha prestado atençao: o fato de pensarmos nas mesmas coisas de maneira diferentemente idênticas...rsrr....

Pude constatar isso nesse seu belo post. Pra começar você colocou nele um dos meus livros bíblicos prediltetos, o Eclesiastes que tem em sua essencia a análise sobre a vaidade. Ah, como gosto de ler este versiculos e capitulos.

O liVRO cita tbm sobre a questão de que se há tempo para tudo debaixo do sol. Nos ensina que a ansiedade nao nos adiciona um minuto a mais na vida e o final do livro traz em si um desfecho digno de gran finale.

Olha, van, posso te dizer que ja fui muito longe por mim. Creio que tão longe que nao há mais volta...mas sei que nao estou perdido, vide renato russo.

Talvez a pergunta vital seja uma parecida com essa: ESTÁ DISPOSTO A PAGAR O PREÇO PARA SE CHEGAR AONDE QUER CHEGAR ? Pois costumamos ir longe, mas qdo vemos o alto preço, desistimos então e voltamos ao inicio.....

Como sempre você me faz pensar...

bj vanvan marruá...saudades imensas de você, minha amiga impar.