"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O caos é necessário para que se alcance a paz

É certo que a vida é cíclica , assim temos a certeza de que , aquele determinado instante que ficou logo ali atrás , passou , já foi , findou-se , a fim de dar espaço e trazer o novo , trazer o momento seguinte , os milésimos de segundo a frente , os minutos e as horas subsequentes.

Mas esse ciclo só tem razão de ser quando , ao observarmos suas margens , temos a oportunidade de reconhecer as mudanças , mesmo que mínimas , que possibilitaram a execução desses momentos de forma diversa das dos anteriores e mudanças essas que , infinitas vezes , podem ter começado de um modo bastante turbulento , podem ter nos levado a um tipo de caos interno , tão insuportável , de forma a parecer ser possível nos arrebentar internamente.


Esse caos , esse desenho atropelado da realidade interna , desconstruindo todos os alicerces , desestruturando todas as paredes , as vigas mestras , os acabamentos mais delicados , arrancando todo o assoalho e derrubando os telhados , estilhaçando as vidraças e arrombando todas as portas diz da nossa necessidade , mesmo inconsciente de ter de reinventar , ter de iniciar muitas (até mesmo todas)  coisas do zero , construindo o novo em nosso interior.



Nos incomodamos com a quebradeira , com a demolição , com as perdas , com os cacos e os destroços , mas ao olharmos em volta , tudo aquilo que passou , damos de cara com o que ficou e com o desejo maior ainda de arrumar a bagunça , limpar tudo e recomeçar a construção novamente , nos reinventando de modo intenso , profundo e realmente mais vivo. Por tudo isso , até mesmo o caos é necessário em nossa vida para que nossas bases se reconstruam e nossos alicerces sejam reerguidos , após a mudança , mais fortes e vigorosos , estruturando de modo concreto nosso futuro novinho em folha que ali nos aguarda e fica feliz ao sentir o cheirinho da tinta fresca que podemos usar para colorir nosso novo destino...

2 comentários:

Lena disse...

Minha Van linda,
Tudo que você escreveu foi com muita propriedade. Só que quando a gente está enfiada até o pescoço no caos, dá um desespero louco, uma frafilidade enorme, uma desesperança, um medo de que as coisas nunca voltem ao normal. É aí que vem a danadinha da FÉ,! Só ela é capaz de nos salvar dos pântanos dessa vida maluca da gente. Adoro seus textos. Acho que tinha um seriado com esse título, não tinha: "A vida como ela é!"?É assim que sinto quando venho aqui e leio essas coisas maravilhosas que vc nos coloca aqui nesse seu espaço. Bjkas minha linda garota!!!

Will Lukazi disse...

Essa Vanessa Augusto Siqueira é demais!!!!

Olha amiga, de vez em qdo eu acho que esse tal de caos vem pra dar uma sacudida em nosso corpo e espírito mesmo. Vem balançar conceitos antes tão firmes e teorias que antes eram tão firmes. Sabe, van, na maioria das vezes, na imensa maioria das vezes, em que o caos se instalou em minha vida eu pude crescer mais e mais frente as situações que surgiam. Acho que nesse momento é que ganhamos experiência e ficamos fortes, mesmo que calejados, curados mesmo que com cicatrizes.

Na maioria das vezes, acredite, consegui encontrar uma flor bem lá no meio do caos, onde se via escuridão e barulho. Enfim, me considero essa pessoa que sou ( e eu gosto de quem sou) não pelas experiências felizes que tive, mas principalmente pelos momentos críticos__a estes eu devo minha vida.

Que texto lindo o seu , Van..que texto!!!

Um super beijo!!