"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sábado, 27 de agosto de 2011

Sofrimento : questão de escolha

Quando queremos desenvolver nosso lado mais masoquista , nos colocamos à disposição do sofrimento , que faz e desfaz conosco , principalmente quando diz respeito aos assuntos do coração. Sofremos por nos acharmos vítimas da situação , quando , na realidade somos nossos próprios algozes. Somos aqueles que se lamentam , somos aqueles que choram lágrimas intermináveis , somos os incompreendidos , os coitadinhos , somos os coelhinhos devorados pela raposa velha...

Sequer olhamos à volta e enxergamos o mundo por uma amplitude maior , sequer nos levantamos e sacudimos a poeira rapidamente , porque , muitas vezes , nos atrai isso de amor rimar com dor e ficarmos vivenciando e relembrando situações passadas , tentando entender o que já foi , o que não é mais para ser entendido e sim , para ser esquecido , deixado para trás.


O sofrimento dá a impressão de vulnerabilidade e essa impressão nos conforta , porque , alguns amigos se achegam , acolhem nossas dores , compartilham os momentos tristes , enxugam nossas lágrimas. Mas é só. A escolha pela dor que fica latejando no peito é toda nossa . A decisão de levantar e fazer acontecer é nossa. A decisão de mudar a vibração e partir para outra frequência é nossa. A sensação de achar que nosso umbigo é o centro do Universo e todo o resto gira em torno de nós também é nossa e fazê-la deixar de existir em busca de algo mesmo grande e recompensador , é algo que devemos perseguir imensamente.




É pelas experiências que crescemos e nos fortalecemos , também aprendemos a viver , aprendemos a apurar os sentidos e lapidamos os sentimentos. O sofrimento é necessário sim , a cada etapa que cruzamos com ele nos reerguemos e nos tornamos outros para a próxima , sempre melhores , mas mergulharmos em sua escuridão por tempo indeterminado e nos abandonarmos ao seu bel prazer é opção nossa . O sofrimento deve durar apenas o tempo necessário e não tornar-se um vício em nossa vida nos enchendo de desesperança , tristeza e solidão.

Um comentário:

Will Lukazi disse...

Olá van! Tudo bem contigo?

Sem dúvida no momento em que esquecermos de parecermos vítimas aí sim estaremos com as rédeas de nossas vidas em mãos. Quando nos conscientizarmos que somos responsáveis pela nossa própria estória poderemos controlar grande parte do roteiro e a pontuação.

Sofrimento assim como a solidão é até um bom lugar de visita, van, e um péssimo local de morada.

Van, estou aqui, tentando aos poucos pagar o que devo. Sei que a missão não é das mais fáceis, mas de qualquer maneira é sempre um prazer vir até aqui..


Um Super e Carinhoso Beijo, vanvan...