"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brasil

Meu país é para mim mais que uma identidade , mais que o lugar onde vivo , o território vasto e expandido que ocupa o meu coração. Meu país é minha casa , meu lar , meu mundo e aquilo em quê acredito. Nos dias assim como os de hoje , em que nos voltamos para certas comemorações patrióticas é que eu vejo o quanto ter nascido aqui nesse lugar me toca profundamente e me move a vontade de fazer algo em prol do meu país e das pessoas que aqui comigo também vivem.


Sinto muitas saudades dos tempos da infância , em que no colégio , durante as aulas de educação moral e cívica aprendíamos coisas a respeito do nosso país. Sempre me encantei , com sua extraterritorialidade , suas dimensões continentais , seus povos miscigenados , suas multiculturas , multicores e múltiplos sabores espalhados pelos seus quatro cantos. Sempre enxerguei poesia na letra do hino nacional , embora isso possa parecer extremamente piegas.


E me encantava mais ainda , a medida em que podia viajar com meus pais pelos arredores de nosso país e víamos cidadezinhas , vilas , casas , desfrutávamos de verdadeiras aulas visitando lugares em que conhecia pelos livros de geografia. Diferentes vegetações , climas , momentos maravilhosos com o povo brasileiro e o que ele traz de mais bonito : a hospitalidade e a cordialidade.




Óbvio que não somos um país das maravilhas e ainda há grande desigualdade , disputas de poder , corrupção e entre mil outros problemas os mais graves são os da área da saúde , da educação e da segurança pública. Mas olhar só para os defeitos nos impede de ver a magnitude , nos impede de ver as belezas , nos impede de ver a perfeição que Deus colocou aqui em nosso país e que não há em qualquer outro lugar do mundo. Não nos deixa ver o povo brasileiro que acorda e trabalha todos os dias , que luta e tenta seu lugar ao sol , que cresce e que sabe da importância de ser solidário , que constrói um país cada vez mais diferente do que o Brasil que já fomos um dia e que tenta buscar em meio a total desordem proclamada ao menos um pouquinho que seja de progresso.

Nenhum comentário: