"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prosseguindo no caminho

Hoje o dia amanheceu com uma vibração diversa , não sei explicar , mas sinto que está diferente em sintonia , em nuances , em sentimentos , em vontades...
O dia amanheceu com uma vontade própria , dele mesmo buscar seu espaço e chegou invadindo e renovando tudo o que estava antes aqui dentro , guardado.
Foi bom o período introspectivo , resgatando pensamentos , finalizando emoções , desapegando de coisas passadas , buscando reescrever a história. Foi bom parar , pensar e colocar todas as coisas em seus lugares , erguer a vassoura e realmente limpar o que já não fazia mais sentido algum. Sempre é tempo de buscarmos a renovação da essência , a inovação daquilo que é preciso ser encontrado e o desprendimento do que deve ser deixado para trás.
Os dias têm mesmo essa mágica e trazem essa possibilidade , mas parece que só nos damos conta disso no dia primeiro de janeiro , por ser ano novo , por acharmos ser essa nossa única possibilidade de renovar e de inovar. Ledo engano. Os dias são possíveis de serem renovados a todo momento e mais ainda , a todo minuto , pois o que segue à frente é sempre um resultado do novo tempo.
Sequer olhamos essa mágica e sequer nos importamos , porque ou estamos com os olhos lá saudosos do tempo que já nos deixou ou então estamos perdidos no presente planejando o futuro mais longínquo , planejando daqui um ano , daqui cinco anos , daqui dez anos...
Nas entrevistas de emprego isso é muito comum , lhe perguntarem como você se imagina daqui há cinco anos , daqui há dez anos... Mas não lhe perguntam sobre o seu agora , não lhe perguntam sobre o presente , sobre o que você imagina e sente aqui e agora... Engraçado isso. Porque você deveria estar preparado para o que vem hoje , para o que há agora aqui , bem diante dos seus olhos , mas não. Lhe fazem olhar apenas para o futuro que sequer sabemos como e qual a forma que ele tomará ! É como se o presente não fosse algo que realmente importasse ou que fizesse parte.
Há dez anos costumava me imaginar nos dias de hoje , mas imaginava mil e uma coisas ! Algumas tomaram forma , se realizaram , outras não. Mas nem por isso deixei de viver , nem por isso sou menos feliz hoje do que me achava que seria. Sou feliz. Sou plena. Ainda busco uma série de coisas porque a vida é uma mudança eterna e não podemos deixar de sentir isso.
Prossigo no caminho reparando meus erros do passado , mas quero viver muito mais o hoje , muito mais aqui e agora , com toda a minha intensidade e deixo o futuro para quando ele chegar em mim , amanhã.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sobre egos inflados

Sabe uma coisa que me irrita profundamente ? As pessoas de ego inflado. São geralmente  pessoas que não dão o braço a torcer , não se permitem errar , querem ser donas da razão e mais , têm o ego tão enorme que jamais se deixam discordar , querem demonstrar saber de tudo a todo tempo e não se permitem aprender ou reconhecer que ainda não sabem , que ainda têm algo a aprender.


Eu mesma me pego , muitas vezes , numa situação em que devo admitir : não é possível , não é concebível sabermos tudo , absolutamente tudo nesse mundo , por isso sempre conservei a minha máxima em dizer que sou uma eterna aprendiz e sou mesmo. Cada dia aprendo um pouco mais , cada dia descubro algo novo , cada dia vejo coisas novas e fico muito feliz com isso e não me acho menor ou inferior a alguém , mas também não me acho melhor ou superior a todos por ter aprendido novas coisas.


É qualidade do ser humano aprender , discutir , raciocionar , saber valorizar o que entende e o que aprende de bom e claro , compartilhar isso , dividir constantemente o que se sabe. Sentir-se desafiado ou testado diante do que não sabe ou não conhece é pura ingenuidade. É preciso assumir de vez em quando , a si mesmo : eu não sei sobre isso , vou buscar saber , vou buscar entender logo mais conversamos novamente.


A prepotência não é sinal de sabedoria , tampouco de grandeza ou de magnitude. A sabedoria advém do desconhecimento , pois é ele que nos impulsiona a buscar o saber e aí sim , este passa , posteriormente a nos integrar. A arrogância também não leva a lugar algum e a necessidade de autoafirmação , muitas vezes passa por estes pontos.


Sou grata pelo que aprendo todos os dias e sei que ainda irei aprender muito mais ao longo de toda a minha vida , pois é perfeito aquele que sabe de tudo , mas ao meu conhecimento não foi criado nenhum ser humano perfeito , todos nós estamos aqui na qualidade de aprendizes da vida que somos , basta ter a humildade de aceitar isso e reconhecer que todos , sem exceção , podemos falhar , podemos errar e mais ainda , podemos nos sentir tranquilos em dizer um : eu ainda não sei sobre isso , mas vou aprender !

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Insuficiência no presente

Quando pensar já não é suficiente , é necessário sentar-se a beira da janela da vida e observá-la , mesmo que pelo canto dos olhos , é mágico poder observar o seu movimento. Dessa vida que nos leva , todos os dias , no encalço de nossos mais puros e singelos sonhos , desse encanto que , por vezes nos é tanto e tamanho , mesmo sem sabermos ao certo qual será o seu sentido e qual rumo estaremos tomando daqui há poucos segundos.


Mas a vida também traz , nesse segredo de inconstância , certa insuficiência... Um algo que nos bate e cala fundo a alma de vez em quando. Traz uma melancolia de uma saudade profunda , daqueles que já passaram por nós , dos tempos que foram outros e restaram assim , lá atrás , num velho tempo.


Nessas idas e vindas , nuances da vida que nos remete ao futuro , ignoramos por completo esse presente que trazemos a cada dia. Um presente que se move a poucos passos de nós. Um presente tão presente aqui , a qualquer momento , querendo findar toda e qualquer saudade para se fazer presente... Uma coisa que o presente sempre sente , mas nunca diz é saudade de nós.


Vivamos então , nosso presente , já saudosos dos nossos tempos outros lá de atrás e sem sonhar tanto com os arremedos de um futuro que parcamente se desenha. Deixemos o futuro , porque ele a Deus pertence , como diz o velho ditado. Vivamos o hoje , o próximo minuto , a próxima hora , o agora e sempre : Presente que Deus nos dá todo dia ! 

sábado, 15 de outubro de 2011

Em silêncio

Ando meio sem querer falar nada , sem querer escrever nada , apenas sentindo a vida e refletindo sobre todas as coisas. Ando num momento bem mais "inside" , mergulhada nesse meu ser interior tão repleto de dúvidas , de buscas e de anseios.


Me recolhi e me permiti observar do lado de dentro. Certas vezes a vida nos pede mesmo uma pausa , um acalmar das palavras , um sossegar do coração , para que possamos aquietar sentimentos , elaborar melhor os planos , enxergar de perto as oportunidades.


Também é um pouco de falta de tempo externo , mas que me faz lembrar que se não nos dedicarmos ao que é de dentro não teremos como ir para fora e expandirmos depois o nosso universo.


Quem não curte ficar a sós consigo mesmo , pensando na vida , refletindo , não poderá jamais conseguir desfrutar da companhia dos outros , pois se não consegue ouvir a si próprio e aos apelos do próprio coração como conseguirá compartilhar a vida ? Como conseguirá ser recíproco , acolher o outro quando este precisar de um abrigo , de um afago , de um conselho ? Impossível.


Impossível também querer viver o tempo todo dizendo , comentando , espalhando , falando. O silêncio é uma arte e deve ser praticado. Se soubéssemos silenciar mais saberíamos acolher os apelos mais profundos de nossa alma , saberíamos colher as respostas para os problemas com mais sabedoria , entenderíamos melhor e seríamos , por vezes , pessoas muito melhores. Sigo em silêncio até quando me der vontade de voltar... às palavras.

domingo, 2 de outubro de 2011

Ao amor tudo sempre !


Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem.


O amor é sempre um tema recorrente e também um tema fascinante. Porque das duas , uma : se não estamos à procura do amor significa que já o encontramos e estamos dessa forma bebendo de sua fonte. Mas não é algo simples e tampouco algo fácil esse tal de amor , não... Mas é algo que nos dá uma paz e uma plenitude imensas quando o encontramos pelo meio da estrada , ô se dá !

Podemos discorrer também sobre as inúmeras formas de amar , os infindáveis objetos amados , as razões do amor , suas dores e delícias , seus predicados , seu tempo , sua verbalidade , suas nuances... O amor é presente em todas as fases de nossa vida , em todos os momentos , dos mais corriqueiros aos mais significativos. O amor é sublime digam o que quiserem , pois há até mesmo aqueles que o acham brega ! 
O amor é ilimitado e interminável e também sua busca é incansável e exaustiva e nos traz muito aprendizado , nos traz lições que nenhuma outra matéria é capaz de suprir. Nos traz entendimento , sorte e raiz , nos traz cor , realidade e também morte.

Quem ama nunca esquece o ser amado , o objeto buscado , o tempo perdido. Quem ama ilumina o pensamento por reencontrar-se em chamas a cada vez que se vê enlaçado pelo amor. Quem ama tem a sorte de ter o coração repleto e preenchido de uma paz que a qualquer momento pode transformmar-se em vulcão , dor ou silêncio.


Já quem é amado tem mais sorte , ou dor quando não quer corresponder ao amor do outro. Quem é amado leva consigo a luz daquele que o ama , leva também sua alegria , sua benevolência , sua vontade , sua paz e sua loucura... Quem é amado carece de responsabilidade por sobre o sentimento daquele outro , carece de respeito e de devoção por saber-se especial , por saber-se amado , por saber-se querido e alimentado por esse nobre sentimento.

O amor nunca é fácil , mas também quem quer que assim o seja ? Mais valem suas dores , suas alegrias intensas , suas vontades mal resolvidas , seus momentos de felicidade infinita mesmo que abrasados por intensas indas e profundas vindas. É o amor somente que nos revela humanos , e é também na qualidade do amor que podemos nos consagrar divinos.

sábado, 1 de outubro de 2011

Desse pulsar que faz a Vida !

Aquele texto da Marta Medeiros que diz das coisas "mais ou menos" sempre me foi bastante significativo... Porque sempre acreditei nisso , que nada na vida pode ser mais ou menos , a força de todas as coisas deve ser sempre muito intensa , pulsante mesmo. O mais ou menos a gente deixa para quem ainda tem medo de viver , medo de se mostrar , medo de ser quem é ou que finge ser o que não é apenas para ser aceito pela maioria...


Talvez isso se deva pela minha raiz astrológica ariana , que faz de mim uma pessoa impulsiva , decidida , sem meias vontades , sem meias palavras , sem indecisão e chegando direto ao ponto. A vida sempre foi e é todos os dias algo que procuro sentir com bastante profundidade e intensidade. Mas essa força e esse impulso não querem dizer que possua uma vida desregrada , inadequada , arriscada ou tensa , aqui é tudo na medida exata da felicidade !


A medida em que elaboro uma suave rotina cotidiana toques de impulsividade e de força permeiam meus momentos... Quando busco realizar uma tarefa qualquer que seja , uma coisa qualquer sempre coloco ali tudo o que tiver de melhor em mim , toda a minha essência , toda a minha predileção , todo meu afeto. Não começo nada que não saiba que será para mim algo compensador , algo que me deixará extremamente feliz e procuro sempre dosar essa felicidade em cada novo gesto.


Os agradecimentos aos momentos prósperos que sempre acometem meu dia são feitos de modo profundo , verdadeiro , deixando fluir de minha alma o mais puro sentimento de gratidão , de alegria , de realização e não sei ser diferente e se fizer algo morno ou só para cumprir um protocolo não me faço de rogada. Simples assim.


Com meus amigos a mesma coisa , se estão felizes também divido a felicidade , se precisam de reciprocidade ou se querem o silêncio sei respeitar... Mas o que levo de importante de cada relação de amizade é a identidade de cada um e o significado de indivíduos que são e como se fazem presentes em todos os momentos que compartilhamos. Se a amizade não é intensa não há como ser verdadeira !


Acredito que a vida seja mais do que a materialidade , seja mais profunda do que a forma como seguimos os dias , como deixamos o tempo passar por nós... Vejo sempre a esperança , a força , a graça imbutida em cada realização de um sonho , em cada busca de um ideal... E não meço esforços para sentir a vida em todos os seus momentos profundamente , me elevando , me emocionando e me integrando de modo pleno em todos os seus encaixes ! Talvez seja esta a verdadeira essência de se celebrar a cada dia como se fosse o último aproveitando até mesmo os milésimos de segundo do tempo presente. Para quê complicar enquanto o que importa mesmo é viver ?