"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dos sonhos

Falar aqui de sonhos não é novidade... Vira e mexe é um assunto de que gosto bastante , mas dessa vez queria poder entender e decifrar melhor alguns sonhos que vêm à cabeça , algumas nuances coloridas que brotam em meio ao sono e nos guardam certos momentos que depois , ao acordarmos iremos deles recordar , mas , muitas vezes não iremos entendê-los muito bem...
Lembro-me que no início dos estudos de Psicologia uma coisa que sempre me atraía era esse assunto , porque era como se pudéssemos despertar dos sonhos e fazermos dos nossos debates acerca deles como um grande painel iluminado , cheio de ideias e de cores , cheio de símbolos e de acessos ao inconsciente que nos poderia trazer muitas respostas. Adorava conversar sobre os sonhos ! Adoro ainda !
Muitos deles se perdem durante a noite e não voltam pela manhã , tornam-se inacessíveis , ficam lá no mesmo lugarzinho de onde nunca saíriam se não fosse a vontade inconstante de despertar e até hoje é assim ! Alguns sonhos despertam junto conosco no novo dia , outros não , mantêm-se intactos , escondidos , guardados lá no fundo da gente.
Esses últimos dias tive alguns sonhos e de alguns deles me lembro bastante mas não vem ao caso aqui contá-los , deixo para mim , quero acessá-los mais algumas vezes para entender o que faz sentido e o que não faz... Para ver o que brota e o que não brota... Para ver o que encaixa e o que ainda falta para dar o sentido.
Mas quem disse que sonho precisa ter sentido ? Sonho agora tem razão ? O que não pode é perder o sentido , mas mesmo em sua desconexão , em sua simbologia , em sua repartição , em seu enquadramento de cenas deslocadas ele faz algum sentido , sim , nós é que talvez não tenhamos maturidade para descobrir , mas algumas das vezes nem é necessário que se descubra mesmo , também não fará tanto sentido se se descobrir se por vezes o sonho quer apenas que o sentimos e só. Desprovido de palavras , de falas , mas com muitas cores e ações ele sempre traz uma mensagem , mas sua maior importância é de sabermos que sempre é preciso sonhar , pois a vida se move em sonhos ! Quer venham eles quando dormimos ou quando acordados : sonhar é preciso !

2 comentários:

Will Lukazi disse...

Oi van, estou de volta!

amiga, acordar pra que, se o que quero eu só vejo em sonhos?

Sonhos, linguagem do inconsciente, que com seu próprio dialeto nos envia o nosso eu mais íntimo e verdadeiro. Pena que a tradução as vezes não é permitida nem mesmo para nós. Talvez é porque algumas coisas tem que permanecer ocultos mesmo ou pelo menos perseguidos pela nossa frágil compreensão....


Beijos, anjo!

Will Lukazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.