"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Olhar para dentro

Dificilmente a vida nos brinda com momentos em que podemos parar , pensar , enxergarmos o que vai em nossa alma , observarmos continuamente o caminho que percorremos e que ficou pela estrada lá atrás , que já passou. Dificilmente , nos dias de hoje , nos damos tempo de absorver e de reter impressões acerca de nós mesmos , daquilo que vivemos , do que estamos buscando , do que encontramos.
Com o tempo escasso diminui a nossa oportunidade de olhar para dentro e de nos encontrarmos conosco. O tempo engolido por muitos afazeres , tarefas , obrigações , não nos concede uma brecha , não nos dá a verdadeira chance de olharmos fundo para o nosso "eu" , aquele nosso abismo mais profundo que está ali bem no meio de nós porque ele , o tempo , sempre é implacável conosco.

Mas não só a falta de tempo nos deixa distante desse auto observar , algumas vezes também o que nos impede é o desconhecimento do caminho , a forma de como encontrar a porta que se abre e dará de frente com a nossa alma , o descortinar de si mesmo , não acontece para muitas pessoas assim , tão facilmente. É preciso querer e tentar encontrar-se , pois , muitas vezes não queremos realmente nos ver , nos escondemos de nós mesmos.
Nos escondemos , nos encobrimos , nos deixamos sufocar , nos deixamos sucumbir , atolamos em uma série de camadas , sumimos , de nós mesmos , por não querermos deparar com a nossa própria realidade , com aquilo que somos ou que , muitas vezes , nos transformamos. Nos protegemos com nossas couraças que nos defendem dos outros , nos defendem da vida , nos defendem de quem sempre está conosco , nosso ser , nossa essência.
Buscar olhar para dentro , traz a reflexão de que é preciso ir atrás , em busca desse caminho que nos leva ao nosso centro , ao nosso equilíbrio , ao nosso interior verdadeiro. Esse olhar irá nos trazer respostas para muito daquilo que ousamos buscar fora de nós , para muito do que buscamos no outro ou nas coisas além de nós. Olhar para dentro nos dá crescimento , nos evolui , nos concede a capacidade de reencontrarmos muito da beleza que achamos perdida. Olhar para dentro resgata a felicidade e a plenitude que tanto desejamos alcançar ! Olhe-se ! Busque-se ! Admire-se ! Encante-se e finalmente , encontre-se !

Nenhum comentário: