"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 3 de abril de 2012

Ainda bem que existem os sonhos

Na vida real , essa , nua e crua , do dia a dia mesmo , do acordar cedo , do trabalhar , do executar todas as tarefas na mais perfeita ordem , das cobranças do chefe , dos pais , dos amigos , das nossas mesmas , da família toda e do mundo inteiro ao redor , estamos presos à materialidade e à toda essa dimensão ilusória , mas fatídica, que nos envolve e que nos traz sempre imensos aprendizados , apesar de todas as aparentes e temporárias dificuldades.
Sabendo disso e de todo esse fardo a carregar , nossa matéria inconsciente e lúdica , compactuada à nossa alma e aos nossos sentidos todos , desde os mais primitivos aos mais sutis , nos promove a ferramenta dos sonhos e todos os dias , sem cessar , nos dá a oportunidade de desaguarmos ou de experimentarmos toda a benesse de uma vida desprovida de matéria e alicerçada pela base espiritual , pelo que há de mais profundo de nossa essência.
Totalmente leiga no assunto no que corresponde à parte teórica eu sou , porque pelo tempo que permaneci matriculada no curso de Psicologia não tive contato algum com a disciplina , com as aulas que iriam me traduzir a sapiência do mestre Jung nessa matéria. Então, todo meu conhecimento escasso se dá por experiência própria nesse terreno tão obscuro do meu insconsciente mas que sempre me traduz tanto , me encanta e me dá a certeza de que a vida é sim , sempre mais do que tudo isso daqui...
Pelos sonhos podemos encontrar as respostas para nossas dualidades , para nossas escolhas , decisões e problemáticas , porque em sua linguagem ímpar e essencial na literalidade da palavra , é possível ver o que a matéria não permite , é possível encontrar o que a matéria não tem a capacidade e a sutileza de traduzir. É dentro desse universo mágico que reconhecemos os nossos poderes mais verdadeiros, as nossas faltas , os nossos caminhos e , se soubéssemos de sua real importância em nossa vida o levaríamos mais a sério ao ponto de sabermos decodificar todos os sinais que eles perfeitamente trazem e que podem elucidar tanta coisa.
Ainda bem que existem os sonhos para nos libertarem dessa opressão irreal e dura de todo dia. Os sonhos existem para nos lembrar de nossa especialidade , de nossa espiritualidade e dimensão verdadeiras que estão além do tempo e do espaço. Nos sonhos somos nós mesmos a nos reencontrarmos tenuamente com nossos desejos mais recônditos , com nossas fantasias mais loucas , com nossas almas afins , com nossos saberes e não saberes às vezes tão conhecidos mas tão deixados de lado por nossa falta de sensibilidade. E a sensação de sonhar com alguém ou algo que nos faz bem dá a certeza dessa conexão , dessa atemporalidade , de tudo que é real mesmo fora da matéria , porque um sonho é real , é a realização inconsciente de nossas ideias , dos nossos desejos , dos nossos projetos.
Ler ou traduzir um significado de um sonho é muito mais do que recorrer a velhos almanaques que trazem em ordem alfabética os assuntos e ainda dão a dica para jogar no bicho do dia ou a cor da sorte. Interpretar um sonho é basicamente dar ouvidos aos apelos de sua alma , é realizar aquilo que não está sendo possível de se obter na matéria , é entender o que não é dito , é ouvir tudo aquilo que não é falado e é , acima de tudo , conseguir reconhecer-se dentro dos próprios desejos , isentos de toda culpa e todo o medo que sempre nos assombra. Sonhar é sempre um paraíso , pena que ao acordarmos perdemos grande parte do que foi feito , mas não do que foi sentido, porque isso permanece ecoando em nós , ressoando delicadamente toda a nuance daquilo que foi vivenciado. E isso não se apaga nunca... E nos faz tão bem !

Um comentário:

C. disse...

Por mais que já tenha lido sobre o assunto, Jung, eu nao consigo acreditar assim em sonhos. A maioria das pessoas que me rodeiam acreditam. A minha conexao com o lado espiritual, ou inconsciente, como queiram dizer, nao é através de sonhos. Tenho uma irma que nao sai de casa se tiver sonhado com algo ruim, e outra que teve algum sonho que o que aconteceu em seguida fez sentido com o que havia sonhado.

Beijocas, Van!