"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Do ponto de convergência

Não há como fugir , quando a vida entremeada por seus acontecimentos , dos mais diversos que sejam, aponta para um caminho e esse destino converge em certo ponto. Por mais que desviamos , por mais que tentemos mudar o trajeto ou não conseguimos entender o roteiro que se desenha a seguir , uma hora acontece e a curva está bem ali em frente , no próximo minuto , na próxima página a ser escrita da história , da nossa história , da sua história...


E é incrível como a vida se encaixa , perfeitamente , para que o ponto seja alcançado. Sucessivos movimentos em sincronismo levam ao intento. Silenciosamente a trama vai sendo construída e o caminho desenhado bem ali , debaixo dos nossos pés e , quando menos esperamos , estamos diante do inusitado , do novo , do diverso mas que era exatamente o propósito da vida. Não há como programar absolutamente tudo ! Direcionamos e seguimos em certa direção , mas o caminho se constrói com os detalhes seguintes... Não há de todo a régua certeira que traça o destino , empurra e vai... tudo se molda , se sincroniza e se desenha depois... nos detalhes seguintes.


E quando não é para que aconteça , também , a vida faz suas mágicas e insucessos para que não ocorra. Se não for a hora , se ainda não estiver pronto , se não for o momento, o inesperado sempre dá um jeito de construir a reta e desviá-la , prontamente , porque ainda não chegou o ponto de encontro desejado. E não adianta lutar contra , suspirar , remar contra a maré e pegar outros endereços , armas ou subterfúgios. Só acontece quando o tempo é certo , quando a vida é certa e quando é ideal o momento.


Observemos a natureza e suas simples e diárias atitudes provam isso e os desígnios superiores colaboram para que cada detalhe , cada plantio e cada colheita , alcancem seu ápice e formem-se na hora esperada , no amanhecer do dia certo , na hora em que deve ser e é assim também na vida , em nossas coisas , não há como e nem por quê lutar contra ! É preciso sempre estar atento , para saber em qual minuto é necessário ajustar as velas , rearranjar a rota e seguir obedecendo a um comando moderado e não ferrenho , moldando o destino.


Tente ir ao contrário , tente teimar , tente buscar o controle rígido e verá que é absolutamente impossível domar o que a vida determina , o que a vida deseja ou o que o tempo quer maturar , quer tecer , quer trazer ali , noutro momento , mais adiante... Não dá ! É simplesmente irracional tentar dominar todos os acontecimentos , todos os instantes , por mais singulares que sejam ! Sempre há a química do inesperado e esse é o grande segredo e também o maior tempero , aquilo que integra e realiza os maiores e melhores acontecimentos de nossa vida. Pode confiar e seguir ! A vida ensina e a gente segue aprendendo sempre... todos os dias !

2 comentários:

Mikaelle Lima disse...

Amo tudo que vc posta muito bom.. Se quiser trocar conhecimento ou fazer novas amizas passa la no meu blog e segue la ja to te seguindo bjuuu

http://mikameueuemvoce.blogspot.com.br/

Pérola disse...

O seu jeito de escrever é simplesmente incrível! Sempre que passo por aqui fico de boca aberta ao perceber tanta maturidade e sentimentalismo expressos em equilíbrio e dosagem exata.
Lindo esse seu texto!
Beijos!

http://perolairregulaar.blogspot.com.br/