"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



domingo, 24 de junho de 2012

Admirável Mundo Novo

Não... essa postagem não irá falar sobre tecnologia, Iphone, Ipad, Internet, Instagram, Redes Sociais, Globalização...nada disso... O assunto aqui é outro... É sobre a descoberta de um mundo novo que está bem diante do nosso nariz mas que só consegue aparecer, ganhar cor e forma, quando optamos por abrir os olhos físicos e também os olhos da alma e do coração - simultaneamente ! Um mundo que passa tão despercebido, pelo simples fato de não sabermos ou de não querermos mesmo olhar : para dentro da gente. 
Sim ! Porque uma coisa que ninguém nunca avisa para ninguém é que crescer leva tempo, mas mais do que isso, amadurecer é uma questão de escolha, assim como essa busca do olhar para dentro, que é algumas das coisas mais significativas que podemos ter ao longo de nossa vida, quando nos decidimos por ele, quando nos decidimos encarar nossos medos, nossos fantasmas, nossos alçapões... Coisa também que ninguém avisa e que a gente nem percebe é que esse mergulho só pode ser dado por nós mesmos. É um diálogo meu comigo, do meu interno com aquilo que trago na essência usando assim a forma mais redundante possível para clarear ao máximo o ponto de vista a ser alcançado.



E essa coisa de encarar, de frente a gente, não é fácil ! Num primeiro momento a gente entra sem bater, desencosta a porta devagar e está escuro lá dentro... Daí percebemos que há muita teia de aranha, muito sentimento amontoado, muita mágoa, muito ressentimento atrapalhando ao adentrar mais lá no fundo. Nos deparamos com o passado, com algumas situações que não queríamos mais lembrar, com pessoas que não nos acrescentam mais nada, com cenas alegres que ficarão eternamente ali num cantinho especial, mas a pior parte chega quando abrimos o compartimento das dores. Todo mundo tem e faz questão de deixar lá, sem tocar... Como se por um encanto esse departamento fosse sumir !! Ledo engano... elas ficam lá se não soubermos desalimentá-las e, posteriormente, desapegá-las...


Encontramos nossa face nem tão perfeita assim... vamos nos aprofundando nas emoções, nas mágoas, nas frustrações daquilo que não aconteceu, que não realizamos e daí pensamos ainda no que deveríamos ter feito mas que não tivemos coragem nesses momentos... E como nos desapegamos disso ? Como nos soltamos e desenterramos esse passado de uma vez para despacharmos tudo o que dali não vai servir pra mais nada ? O que é o melhor a fazer ?



Para absorvermos tudo o que o admirável mundo novo vai trazer, depois desse olhar para dentro e do desapego daquele passado que devemos assimilar, é preciso termos fé no que ainda vem... Mas essa fé é só um acessório, porque o que é preciso mesmo e é o mais importante de tudo a ser destacado é a vivência do presente, tentando fazer do momento atual aquele momento imprescindível... Aquele momento em que recobramos a nossa consciência de que temos de aceitar que o passado não vai mudar nada... O presente deve ser vivenciado sem ser contaminado com as preocupações futuras. O presente deve ser alimentado adequadamente de forma a ser construído por alicerces sólidos e que nos darão as bases para o nascer do nosso amanhã. Quem foi que disse que ia ser fácil ? Mas e quem é que acredita que vai ser impossível ? Opte sempre pelo que for melhor, para você e para todos nós !! 

Nenhum comentário: