"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Do despertar da tal felicidade

Se por aí alguém resolvesse anunciar uma promoção que saísse distribuindo felicidade garanto que muita gente iria atrás correndo, porque a grande maioria das pessoas (e claro que me incluo nessa também !) quer é mais ser feliz. E quem não quer ? E quem não busca por isso ? E quem não acorda todos os dias mais disposto, mais engajado, mais movido a alcançar esse prêmio sempre tão sonhado, tão desejado... Mas não há manual, não há caminhos e muito menos receita de bolo que possa produzir mais felicidade ou menos em nossas vidas. Não há e não haverá por mais que avance a tecnologia. 
É preciso observar e ficar claro que, assim como a paz, a felicidade é um movimento que ocorre de dentro para fora e não de fora para dentro... Mas ninguém nunca pára para observar isso e segue adiante, confiando que sempre será mais feliz quando chegar o amanhã... quando se casar... quando encontrar a alma gêmea... quando for promovido no emprego... quando ganhar mais dinheiro... quando viajar para a Índia... quando fizer um curso de Economia Doméstica... quando der a volta ao mundo... quando terminar a faculdade... quando arrumar um emprego... quando trocar de esposa ou de marido... quando ir ao show do Roberto Carlos... quando realizar todos os seus sonhos ! 
Mas, muitas vezes, você olha a sua volta e já conseguiu realizar mais da metade de tudo aquilo que desejava em sua vida. Tornou-se uma pessoa bem sucedida, casou-se, tem filhos e uma família feliz como no comercial de margarina, viaja todos os anos, conhece novos lugares, não tem problemas de ordem financeira, nem de saúde mas sente que, ainda assim, não alcançou a felicidade ! E aí ? Qual é o problema então ? Você não se sente feliz ? Ao contrário... você se deprime ?!! Porque, obviamente, importa-se com todas as coisas e os acontecimentos felizes que lhe ocorreram, mas a REAL felicidade, que brota de dentro e que não está atrelada a nenhuma coisa ou a nenhuma pessoa não aconteceu de verdade. Ela, simplesmente, não despertou e você não consegue entender, porque ainda não acordou e não teve a possibilidade de olhar para si mesmo e reconhecer a genuína causa da felicidade. Sim ! Ela já está aí... Dentro de você !! É só olhar com os olhos de ver !!!!! 
A felicidade é um estado de espírito que está além do alcance dos olhos físicos ou dos prazeres dos sentidos apenas. A felicidade é movida e injetada internamente e quando seu combustível aparece, muito dificilmente ela conseguirá ser apagada ou destituída, porque ela se fixa se o terreno e as bases estiverem sólidas. A felicidade é duradoura quando está arraigada, lá, bem no fundinho da alma... Solidificada... Quando foram demovidas do coração todas as incertezas e todos os medos. Quando a fé está ultra fortalecida. Quando o desapego pelos desejos e pelas posses forem substituídos pela manutenção do que é realmente essencial, do que realmente importa. Esse encontro é difícil para algumas pessoas, porque falta a capacidade do reconhecimento dos verdadeiros valores, daqueles que não se perdem pelo tempo por não serem efêmeros.
Os valores eternos são os maiores provedores da felicidade, porque eles dão a certeza de que ela existe e é alcançada para quem acredita em si mesmo, para quem se descobre, para quem não reconhece as dificuldades pelo simples fato de as enfrentar sem temor e sem medo, confiando que o melhor sempre será o resultado final porque assim é... Mas é preciso acreditar, com convicção, na profundidade de todas as coisas realmente essenciais e na magnitude do universo e do que nos rodeia, mais do que qualquer coisa.  Um coração feliz é genuinamente pleno e só você, mais ninguém e nem nada, podem alcançar a plenitude para você mesmo ! Desperte-se ! 

Nenhum comentário: