"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sobre múltiplas inquietações

Não sei dizer o que é mais inquieto aqui: se a mente ou se o coração ou então se a própria vida... É uma disputa acirrada deles em mim, me provocando, me suscitando ideias, me fazendo borbulhar palavras que escorrem da ponta dos dedos para o teclado ou das pontas dos dedos atrelados na caneta ao papel, sim, porque ainda uso o velho e bom caderno para olhar, ler e entreolhar os sentimentos rabiscados por ali naquele amontoado de frases do parágrafo. Mas acho positivo isso de inquietação, porque é como sangue que borbulha nas veias e nos mostra estarmos vivos. A mente ativa. O coração querendo viver mais e mais intensamente à medida em que transbordamos de nós mesmos e nos deixamos ir... 


Essas inquietações diárias, muitas vezes, são fragmentos desconectados de uma infinidade de pensamentos que por vezes vem e voltam, saudades de afetos intermináveis, lembranças de tempos idos e que guardaram tantos momentos significativos, segundos de abraços que se perdem no tempo, beijos de recordações que nunca se acabarão, refrões repetidos de músicas suaves que nos abençoam o caminho e nos mostram como a vida é construída simples e minimamente aos pequenos gestos que nos agraciam na convivência, no compartilhar, no sentir, no vivenciar as melhores experiências, aquelas bem mínimas mas as mais importantes e que sempre nos brindam de sorriso ao final. 


A inquietação da alma, a inquietação do ser, esse que nos constrói, reconstrói e nos destrói também quando precisamos dar aquela virada, aquela movimentada, sacudindo qualquer resto de poeira para seguir adiante, erguer a cabeça e começar de novo. Quando você olha e vê, que está tudo errado, não está como deve ser, não está como você merece, não está como você gostaria, a alma vem e te inquieta todo e faz você olhar para a bagunça geral bem de frente e te interroga com o dedo no meio da cara: "arruma isso tudo e mostra a que você veio, sei que essa vida é bem sua, mas eu faço parte dela e não quero mais essa zona aqui, trate-se ! E trate de arrumar tudo bem arrumado para podermos seguir viagem." É, a alma não te perdoa, não. Cria a sua consciência ! 


Então, se você estiver passando por uma fase assim, de múltiplas inquietações, erga suas mãos e agradeça, porque é uma das melhores fases da vida. A vida não é feita para letargia, marasmo e muito menos depressão. Se não deu certo ontem, dará hoje, se não der, tenta amanhã novamente. Mas arruma tudo. Ouça a voz da intuição. Organiza a bagunça interna. Que os barulhos interiores sejam de algazarra, mas aquela de criança brincando no parque junto ao mundo inteiro, que nunca sejam gritos de desespero e nem choros incontidos. Que a alma possa se sentir leve e regozijada por entender que você faz por onde, faz a sua parte, faz a si mesmo o seu guardião e se inquieta porque sabe que precisa dar conta, precisa por ordem na casa. Sempre é tempo. 

Nenhum comentário: