"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O amor é escolha

Sim. Pode bater o pé, chorar, se desesperar, arrancar os cabelos, mas quando se trata de amor, não, o amor não é nada cego. O amor é escolha. Simples assim. O amor é escolha porque nele cabe muito boa parte da razão. Agora como se processa essa escolha em cada um, daí a coisa muda. Como cada um escolhe o outro também, daí a coisa muda. O amor também é processual. Não tem nada de à primeira vista. O que tem à primeira vista é paixão, química imediata de dois seres que se atraem fisicamente. Mas o amor ? Não. O amor não roda sobre esse processo. O amor exige pauta. Exige constância, dedicação, vontade, disposição, disponibilidade e, sim, dessa paixão à primeira vista ele pode prosseguir, desde que ambos prossigam alimentando suas afinidades. 


Assusta ? Claro. Nós que somos românticos por natureza jamais entendemos como processar isso dentro da cabeça, se para nós amor é puro coração. Mais uma vez, ideia romântica e eu já falei sobre isso em algum post anterior, é só procurar por aí. Mas o que quero enfatizar aqui é que o amor é medido por todos os instantes, de todos os afetos, nos mínimos detalhes da pessoa que você escolheu, e da que te escolheu, reciprocamente. 


É bonito pensar no amor como uma coisa do coração. É bonito pensar que somos os afortunados seres encontrados por esse sentimento magnânimo. Sim, somos, de efeito sempre somos, mas é preciso olhar o amor mais friamente e entender, principalmente, quando aquela pessoa que escolhemos não quer escolher a nós. Existem motivos reais por essa não escolha, que se escondem no modo de amar de cada um, nas preferências, nas afinidades, mas, principalmente nos gostos, no que se valoriza para querer perto e isso vai além do físico, vai dos valores, vai da identificação, do que se compartilha, do que intercomunica do coração de um para o do outro.


O amor faz a sua escolha e traça o seu caminho e ele existe, exatamente pelo tempo que deve durar. Já falei sobre isso também, sobre o tempo do amor. Então, não há que se desesperar. Não. E também não acredito em almas gêmeas, porque somos muitos seres num único ser, mas aí já entro em outro mérito que não quero falar aqui, mas acredito em almas afins, justamente por esse sentido da afinidade que nos leva a alimentar a essência do amor em nós e nos outros. Sim. Hoje o texto está mega racional, sem muita emotividade. Curto e grosso. Para pensar. No que você tem escolhido para o amor e em quem tem escolhido você. Pense e dance. Hoje é sexta feira, dia de Vênus. Dia do amor. 

Nenhum comentário: