"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A vida é extremamente rara para se amar pouco...

A vida é tão rara, sabiamente, Lenine nos diz em sua música e é a mais pura verdade. A vida é de uma raridade singular que, por si só, deveria ser a nossa única e tão potente motivação: viver ! Mas viver de forma que se observasse o mundo ao redor, além das nossas fronteiras pessoais e menos importantes. Viver de modo que pudéssemos ultrapassar todo e qualquer sentido de nossa individualidade insignificante. Viver e tão somente amar, porque é só isso o que realmente importa: o quanto amamos.


Viver de forma que nos importássemos mais com as outras pessoas, mas que esse importar nos sucedesse a ver além das aparências, nos levasse a enxergar mais do que somente alcança o nosso olhar e que pudéssemos olhar as pessoas com a própria alma. Porque enquanto se levantarem mil bandeiras em busca de salvar o planeta, salvar os animais mas não se buscar salvar as pessoas, nada vai mudar. É muito óbvio e gritante perceber que a única coisa que poderia fazer uma grande mudança ao redor seria essa observação e cuidado maior com toda a humanidade a partir de si mesmo. Cuidar do outro, no sentido de se importar e de reconhecê-lo como pessoa humana tanto quanto você é. Cuidar do outro, no sentido de crescer e aprimorar a própria e primordial capacidade de amar pura e simplesmente. Capacidade esta, hoje, tão em desuso... 


E isso inclui toda a forma de amor. Nos casos de amor romântico, aquele que ama, que declare o quanto ama, que ama e declare a real importância que tem o outro em sua vida. A vida é extremamente rara para amar pouco. Por vezes nos defendemos, nos enjaulamos em couraças perdidas de horizontes distantes porque temos medo de sofrer por amor. Ora, o sofrimento independe da quantidade e da qualidade do amor. O amor foi feito para ser ofertado, nunca economizado, então, tome posse de seu sentimento, estufe o peito e - DECLARE-SE ! Só o amor oferecido de bom grado é real e de verdade. O amor não é e nem nunca será uma moeda de troca, portanto, não espere receber para só posteriormente ofertar, ofereça de todo o seu coração ! Hoje em dia é raridade amar e comum não amar, portanto, seja raro e opte pelo amor.


E nas demais situações - AME. Ame as pessoas com as quais tem contato. Aprenda com as diferenças de cada uma ao invés de julgar ou criticar. Exerça o amor em palavras do bem. Espalhe o amor em seus sorrisos, em seus abraços, em suas gentilezas inesperadas. Torne o dia do seu ambiente, onde quer que seja, mais fácil. Seja a pessoa do bem que você nasceu para ser. Esqueça as mágoas, troque as lágrimas por vento batendo no rosto. Deixe a dureza ser abrandada pela felicidade de um abraço, de uma palavra de conforto, de uma frase de carinho e consideração. Realmente seja amigo dos seus amigos e daqueles com os quais convive usufrua da situação ofertando sempre o seu melhor. Declare-se um agente do amor, do bem e realize a mudança geral. Experimente e irá se surpreender ! :) 

Nenhum comentário: