"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A diferença entre QUERER e PRECISAR


Já parou para pensar como é preciso e necessário saber essa sutil diferença entre o QUERER e o PRECISAR ?

Se formos ao dicionário para averiguar os significados, teremos então que Querer : é ter intenção ou vontade de, tencionar e Precisar : é ter necessidade de , carecer .
São diferenças que esbarram em nós no dia a dia, mas que pouco paramos para prestar atenção aos nossos anseios e se eles nos remetem ao querer ou ao precisar.

Pude verificar bem a diferença dos dois nesses últimos tempos em que fechei as comportas do cartão de crédito e passei a assimilar melhor o modo como estava consumindo a minha própria vida. Passei a pensar melhor em tudo o que consumia, desde alimentação, roupas, sapatos, livros, perfumes, relógios, tudo, tudo o que passei a consumir , agora avalio pelo crivo do Querer ou do Precisar.

Não só pela questão financeira, mas também pela questão prática da coisa. O fato de consumir sem nos dar conta, nos acumula bens desnecessários em nossa vida, nos deixa mais pesados em todos os sentidos e nos faz também mais irresponsáveis em relação ao planeta. É uma questão de responsabilidade e de maturidade saber diferenciar o Querer do Precisar.

Hoje eu me pergunto se aquilo que estou comprando eu quero ou preciso e, antes de mais nada, avalio que diferença aquilo irá trazer para minha vida. Essa época de final de ano é ótima para revermos esse aspecto porque é quando estamos mais propensos a comprar tudo o que vemos pela frente, com a desculpa de ser só um presentinho ou só uma lembrancinha. Mas qual a utilidade prática disso para mim ? Permita-se perguntar...Questione-se...

Posso dizer que essa mudança está me ajudando bastante nesse meu processo de autoconhecimento e de renovação. E está me aliviando muitos espaços, tanto internos quanto externos e eu recomendo.

Ao comprar alguma coisa , que você ACHA que é imprescindível e que deseja muito, pergunte-se : Eu QUERO ou eu PRECISO disso na minha vida ? Que benefícios isso irá me trazer ? Serão a longo ou a curto prazo ? Vai valer a pena investir ?

Nenhum comentário: