"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dos amigos e da amizade

Algo acontece em 20 de julho e , comemora-se o Dia do Amigo. Mas como se escolhe ou se encontra um amigo ? Como se inicia uma amizade ? Quando percebemos que , ao caminharmos ao lado de tal ou qual pessoa , esse ser nos será caro e passará daquele dia em diante a fazer parte de nossa vida , a nos acompanhar , a torcer por nossas conquistas , a nos abraçar quando estamos tristes , a enxugar nossas lágrimas ou mesmo a ser nosso companheiro nos momentos mais felizes da vida ?


Não há um tempo para a amizade , assim como não há para o amor ! Ela apenas acontece e , quando nos damos conta , temos mais um amigo , conquistamos mais um coração , estamos ao lado de alguém que , assim como nós tem sonhos , assim como nós tem desejos , assim como nós tem falhas não é alguém perfeito. Alguém que assim como nós comete erros , assim como nós chora , assim como nós enfrenta momentos de dificuldade , sorri , luta , cresce , evolui.


Quando nos damos conta estamos lá , apaixonados por nosso sentimento de irmandade recíproca. Mas é uma irmandade diferente , não é sanguínea , é uma irmandade espontânea , um puro encontro de almas afins , de almas que se entendem , que se completam , que caminham juntas e sentem prazer por dividir essa caminhada lúcida e cheia de surpresas. É uma irmandade que escolhemos e que desenhamos com lápis multicores dentro do coração. Porque amigo não tem sexo , não tem cor , não tem raça , não tem idade , não tem profissão , não tem endereço , não tem nada que o defina ou rotule : o amigo apenas É , assim como nós.


Deus me proporciona sempre gratas surpresas no campo da amizade e sei que sempre tenho os meus queridos amigos , aqueles que estão sempre aqui quando preciso e quando não preciso , eles sempre estão comigo e eu com eles. Mesmo de forma virtual , sem que os possa tocar mas que são imensamente especiais ou aqueles com os quais convivo , vejo , posso abraçar , beijar e compartilhar os sorrisos e os momentos ao vivo. Tenho velhos amigos , de tempos antigos , tenho amigos de infância , tenho amigos novos , da faculdade , tenho amigos de longe , amigos de perto , mas todos eles compartilham do mesmo espaço e do mesmo sentimento : moram aqui bem dentro do meu coração. Se fosse dizer o nome de todos eles não me esqueceria de nenhum , a lista demoraria para ser completa , mas seria , porque cada um traz um significado especial em minha vida e isso nunca se apaga ou sequer se destrói ou corrói pelo tempo. A amizade não é algo que passa , ela fica e é eterna. Como diria o poetinha Mario Quintana : "A amizade é o amor que nunca morre."


Aos meus amigos que moram aqui dentro de mim sempre : FELIZ DIA DO AMIGO !

2 comentários:

C. disse...

Que bonita maneira de homenagear, lembrando de todos e nao enfatizando nenhum, porque afinal todos tem sua importância.

Esse post me fez lembrar que recentemente me decepcionei também com amigo na vida virtual (claro que o teu texto é lindo, o ocorrido, nao). Mas aí que tá, a mesma pessoa também deve ter se decepcionado comigo. Porque na vida virtual as pessoas tem o hábito de banalizarem o "eu te amo" sem conhecer direito quem tá do outro lado, sem saber as prioridades da pessoa, e daí que um acaba se decepcionando com o outro né.
E já desisti de entender as pessoas, porque baseada em mim mesma, nao há muito o que ser entendido. Deixo estar e saio de fininho, porque tanto eu, quanto a pessoa, sabemos quando já estamos demais.

Mas nao desacredito do ser humano nao. Lembrei também que acho um absurdo quem diz que prefere cachorro à gente. Parece o "suspiro" derradeiro da morte em vida esse. É a afirmacão total do estar desistindo de "amar uns aos outros" essa frase.

E eu prolonguei demais, desculpe Van hehe

C. disse...

Deixo pra você uma frase minha que deixei dia desses no meu Face, nao foi no dia do amigo, foi bem antes:

Amizade é um “confessar” de segredos, de pecados até, porque amigo que é amigo, te aceita com alma desnuda, e nem sempre pura...

Uma delícia ter estado aqui Van, repito que as mensagens tem sido dimais da conta di boas.

Bom findi, queridona!