"Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...e nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !" - Vinicius de Moraes



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

E quando tudo estava muito calmo...

Estava tudo calmo demais , tranquilo demais até que , de repente , tudo se revirou e nada será mais como era antigamente...  
Em meio a nossa já conturbada semana de provas na faculdade (Ops , só para constar , não invadimos a reitoria... e não estudo na USP) muitas mudanças se anunciam e mudanças essas que sequer sabíamos que iriam acontecer , mas aconteceram , fazendo com que todo o rumo do curso planejado até agora se mude por completo... mudanças noticiadas pelo Twitter e pelo Facebook , pequeno detalhe , porque hoje , na atualidade , ninguém mais se importa com o dizer "olho no olho" , com o encarar "face a face" e torna-se muito mais cômodo comunicar ao mundo as novas decisões por meio das redes e não pessoalmente. Legal , não ? Seria se não fossem decisões tão sérias !


Insatisfação , raiva , descontentamento , inconformismo , tristeza , sentimento de traição , dentre muitos outros que passam aqui dentro por uma situação como essa. Ok ! Não é o fim do mundo e o ser humano , mutante natural que é já deveria estar mais do que apto a enfrentar mudanças , como é o meu caso , mas há coisas que são mesmo complicadas de se enfrentar como aquelas que interferem no rumo do seu destino , como aquelas que vão interferir na qualidade daquilo que você escolheu para os seus próximos anos e naquilo que você confiava , naquilo que você almejava , naquilo que você acreditava e que agora , mudou. Geralmente é assim , quando você escolhe uma faculdade para estudar você busca encontrar ali algumas das coisas que irão satisfazer seus desejos , sabendo que o mais responsável por isso ali , num ambiente que preza pelo conhecimento e pela complementação de saber é o material humano , do que se compõe uma boa universidade , afinal !


Mas eis que tudo mudou de repente e ninguém nos avisou , ou melhor o Twitter anunciou quando o Facebook já estava sabendo de tudo e aí , deu-se a mudança na realidade. Sim ! Porque existe vida além da internet e é ali , naquela vida de fora que os resultados são colhidos , que os resultados são esperados. Ali é que se vive e não aqui dentro dessa tela ! E tudo mudou por conta dos egos inflados , mudou por conta do egoísmo , do individualismo , da ambição , da amargura , do melindre , do ressentimento , da mágoa causada por outrem mas que acaba interferindo indiretamente em mim e em muitas das pessoas que , assim como eu tem um projeto , assim como eu tem um sonho , assim como eu querem e buscam o melhor , assim como eu procuram dar o máximo de si na busca pelos seus sonhos , pelos seus ideais , pelos seus desejos , mas que , pelas mãos de outrem , hoje , tornaram-se furtados esses desejos , tornaram-se obscuros esses sonhos e essa vontade de crescer com um duro golpe.


Também sei que ninguém é insubstituível , ninguém é tão brilhante que não possa ceder seu lugar a outro talvez até melhor e , muitas mudanças ocorrem muitas vezes para o melhor em todos os sentidos. Mas mudanças não ocorrem sem que hajam perdas , mudanças não ocorrem sem que hajam prejuízos , mudanças não ocorrem sem que um lado tenha de se reequilibrar e se reerguer a ponto de conseguir novamente sua homeostase de volta. A duros golpes , cada dia mais eu percebo que os alunos são um mero detalhe , são meros personagens de um mundo de ficção em que professores e diretores compartilham de uma luta de braços e disputa por salários ou por condições de trabalho ou por prestígio e consideração. Os alunos ? Estes ? Quem se importa com eles ? Aos que não estiverem contentes , a porta da rua será sempre a serventia da casa , ninguém se importa com seus alunos , afinal de contas , essa é a conta que se paga pelo capitalismo selvagem.


Daí me faz lembrar aquela história do tubarão que é colocado dentro do tanque de peixes no Japão , para que os peixes sempre se mantenham ágeis , com vitalidade , espertos e assim mais frescos e mais saudáveis para o consumo. E muitas vezes esse tubarão nos é colocado dentro de nós , para que passemos a olhar para fora com mais vigor , com mais garra , com mais disposição para enfrentar os próprios desafios. São histórias que costumam fazer parte do mundo corporativo e servem de motivação para continuar quando tudo parece que foi perdido. Talvez tenha vindo mesmo em boa hora esse tubarão colocado em nossos tanques para que possamos olhar apenas para frente e nadarmos mais rapidamente em busca daquilo que tanto almejamos.


Eu e apenas eu devo ser responsável pelo meu futuro e com a ajuda de Deus devo buscar alcançar isso , sem depositar nas mãos deste ou daquele o resultado da minha felicidade (Por quê ainda não aprendi essa lição ?). Porque as pessoas , uma hora partem em busca dos seus destinos , as pessoas se preocupam pouco com as outras , as pessoas consideram muitas vezes o respeito uma coisa utilizável mas pouco retornável , as pessoas não costumam pensar como nós... As pessoas costumam pensar mais em si mesmas do que no próximo , as pessoas costumam pensar mais nos próprios sonhos e no próprio umbigo do que naqueles que lhes auxiliam na escada do sucesso , as pessoas não estão acostumadas a ser solidárias com as outras e quando algo não está bem para elas é muito fácil mudar , é muito fácil fazer uma outra opção sem se importar com os saldos que deixarão pelo caminho. As pessoas são assim e eu já deveria ter me acostumado com elas , mas ainda não consegui e por vezes ainda me decepciono !

Um comentário:

Will Lukazi disse...

Mares conturbados, minha amiga... Que situação hein!!! O que houve na sua faculdade? Gostaria de saber mais detalhes, se possível. Você me parece muito chateada mesmo. Me manda um e-mail. beijoss